Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

Mercosul e a Integração Regional

Mercosul e a Integração Regional

Conteúdo postado em 13/04/2022

Olá, sapientes!

 

Em 2019, foram finalizadas as negociações para o instrumento do Acordo sobre Localidades Fronteiriças Vinculadas do Mercosul, que aguarda ratificação. O Brasil já firmou com a Argentina, em 2005, um acordo semelhante, ratificado em 2016. Além do mais, o Brasil e o Paraguai também celebraram, em 2017, um acordo sobre localidades fronteiriças vinculadas, que a Câmara dos Deputados aprovou recentemente e aguarda a sanção presidencial para a ratificação. Tudo isso mostra o quanto a temática desses instrumentos é relevante para a integração regional.

 

O objetivo desses acordos é o fortalecimento da integração sul-americana, uma vez que facilitam e incentivam o fluxo de pessoas, bens e serviços nas regiões de fronteira. Os três instrumentos citados preveem a criação de um documento de trânsito vicinal fronteiriço para que os habitantes e os trabalhadores dessas localidades possam aproveitar, de forma mais facilitada, o acesso às oportunidades econômicas e serviços públicos de saúde, educação, cultura e lazer, proporcionados por ambos Estados. Tudo com base na promessa de reciprocidade, é claro!

 

Sem esquecer que, nesses acordos, os Estados partes comprometem-se a formular projetos para incentivar a geração de emprego, bem como melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores dessas regiões. Medidas assim têm grande potencial para intensificar a interdependência das cidades gêmeas.

 

Atualmente, há 28 pontos de fronteira de controle integrado no Mercosul. Essas estações são voltadas para a gestão da circulação de pessoas e bens, que serão beneficiados com as determinações do novo acordo. Enquanto esses instrumentos não são ratificados, as pessoas residentes nos países membros do bloco que desejem entrar em outro país membro já são favorecidas, nesses pontos, por procedimentos administrativos uniformes e coordenados, o que agiliza o processo. Da mesma forma, os residentes permanentes dessas localidades fronteiriças podem usufruir também do benefício de passarem por um processo simplificado para a exportação ou admissão temporária de bens. 

 

Em meios a essas iniciativas para consolidar a integração mercosulina, os países deram início, em 2021, a mais um projeto de integração da infraestrutura, a Terceira Ponte Brasil-Paraguai. Esse empreendimento vai ligar as cidades de Porto Murtinho, no Brasil, e Carmelo Peralta, no Paraguai, e deverá tornar-se uma das principais partes da Rota Bioceânica, conectando os oceanos Atlântico e Pacífico.

 

 

Quer se preparar para o CACD, mas não sabe como começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS