Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

O cálculo da nota final e os critérios de desempate do CACD

O cálculo da nota final e os critérios de desempate do CACD

Olá, Sapientes!

 

Quando abrimos o edital de um concurso pela primeira vez, normalmente nos preocupamos em olhar o número de vagas, a data de realização da prova e o conteúdo programático previsto, não é mesmo? Porém nos esquecemos que há outras informações fundamentais às quais devemos prestar bastante atenção, dentre elas o cálculo da nota final do concurso e os critérios utilizados para um eventual desempate. Vamos destrinchar esses tópicos?

 

Como é calculada a nota final no concurso para diplomata?

 

Acessando o último edital publicado para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), verificamos que o tópico 8 trata exclusivamente a respeito “da aprovação, da nota final e da classificação no concurso”. Já o item 8.2 claramente nos informa que “a nota final no concurso será igual à soma das notas obtidas nas provas da Segunda e Terceira Fases”.

 

Pois bem, a nota de Segunda Fase é composta pela pelas provas dissertativas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, sendo que cada uma contribui com um total de 100 pontos para a nota final. Apenas devemos nos atentar que, para ser aprovado nessa fase e poder contar com a sua nota na classificação final, o candidato deve atingir um mínimo de 60 pontos na prova de Português e de 50 pontos na prova de Inglês, conforme indica o item 7.5.1.

 

A nota de Terceira Fase é composta pelas provas dissertativas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público e, conjuntamente, pela prova de Língua Espanhola e Língua Francesa. São seis notas no total e cada uma contribui com 100 pontos para formar os 600 pontos de avaliação máxima. Assim como na Segunda Fase, para o candidato ser aprovado na Terceira Fase, é necessário que performe um mínimo de 360 pontos, conforme explicação do item 7.5.2.

 

Juntando, portanto, as notas mínimas da Segunda Fase (60 + 50 pontos) e da Terceira Fase (360 pontos), o candidato deverá alcançar, pelo menos, 470 pontos para que possa ser considerado na classificação final de candidatos aprovados. É um bom parâmetro para termos uma noção sobre o que atingir em nossas avaliações dissertativas, não acham?

 

Quais os critérios utilizados em caso de desempate?

 

Nós sabemos que as notas no CACD são disputadas ponto a ponto e cada décimo pode fazer total diferença entre ser nomeado e ficar para uma próxima oportunidade. Nesse sentido, para os casos em que haja um empate na nota final, o edital traz, de forma bastante clara, os critérios a serem utilizados em um eventual desempate, conforme explica o item 8.8.1:

 

“Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

  1. a) tiver idade superior a 60 anos, até o último dia de inscrição no concurso, conforme art. 27, parágrafo único, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, e suas alterações (Estatuto do Idoso);
  2. b) obtiver a maior nota na prova escrita de Língua Portuguesa da Segunda Fase;
  3. c) obtiver a maior nota na prova escrita de Língua Inglesa da Segunda Fase;
  4. d) obtiver a maior nota na prova de História do Brasil da Terceira Fase;
  5. e) obtiver o maior resultado na soma das notas das provas da Terceira Fase;
  6. f) tiver maior idade;
  7. g) tiver exercido a função de jurado (conforme art. 440 do Código de Processo Penal).”

 

Viram como é tudo muito bem explicadinho? Em um momento de tensão como esse, não podem restar dúvidas, concordam?

 

Ser diplomata é o seu objetivo de vida?

 

Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia oferece o Curso Regular Extensivo, com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-o-calculo-da-nota-final-e-os-criterios-de-desempate-do-cacd

ARTIGOS RELACIONADOS