Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

O que faz um diplomata na prática? Conheça as atribuições de quem ingressa no Itamaraty

O que faz um diplomata na prática? Conheça as atribuições de quem ingressa no Itamaraty

Olá, futuro diplomata!

 

Curioso para saber como é o dia a dia do serviço diplomático?

 

Hoje vamos falar um pouco sobre as atribuições dessa que é uma das carreiras mais tradicionais do serviço público brasileiro.

 

Afinal, o que faz um diplomata?


Segundo o site do Itaramaty, a principal função do diplomata é promover os interesses brasileiros no exterior. Isso abre um enorme leque de áreas de atuação: assuntos econômicos, turismo, promoção da cultura brasileira, segurança, cooperação educacional, desenvolvimento… o diplomata precisa estar preparado para representar o Brasil nessas e em muitas outras áreas, sempre alinhado com os objetivos do País.

 

Tá, isso é muito geral. Como é essa atuação na prática?


O diplomata pode representar o Brasil em três espaços diferentes:

 

- Junto a outros países, em embaixadas e consulados.

- Em organismos multilaterais, como a ONU.

- No próprio Brasil (um diplomata não precisa estar sempre no exterior!)


O foco da atuação diplomática muda em cada um desses campos. Em outros países, o diplomata irá priorizar as relações bilaterais, buscando oportunidades de inserção política, econômica e cultural; se estiver lotado em um consulado, deverá prestar assistência aos brasileiros naquele país. Em organismos multilaterais, será necessário buscar a articulação com outros países, de maneira a promover os interesses regionais e globais brasileiros. No próprio Brasil, o diplomata atuará em questões administrativas do Itamaraty, além de auxiliar na formação da política externa.

 

E que atividades são essas que o diplomatas faz? O Itamaraty menciona algumas:

 

- representar o Brasil perante outros países e organizações internacionais;
- reunir informações para contribuir à formulação da política externa brasileira,
- participar de reuniões internacionais e, nelas, negociar em nome do Brasil;
- promover o comércio exterior brasileiro e atrair turismo e investimentos;
- promover a cultura e os valores do povo brasileiro;
- prestar assistência consular aos compatriotas no exterior (emissão de documentos, ajuda em caso de desastres, etc.)

 

Para executar essas funções, é esperado que o diplomata esteja a par das questões internacionais contemporâneas e da posição do Brasil nesse panorama. Ter um bom perfil negociador também é uma importante ferramenta.

 

Muita gente imagina que o cotidiano de um diplomata é cheio de debates acalorados e negociações decisivas para o futuro da humanidade. É verdade, esses momentos existem; mas, como em todo serviço público, o trabalho burocrático também é uma parte relevante da carreira. É preciso estar preparado para preencher muitos relatórios!

 

Uma das atribuições do diplomata: o DipLig


Quando uma comitiva estrangeira vem ao Brasil, cabe ao Itamaraty fornecer um acompanhamento a essa visita oficial. É aí que entra o diplomata de ligação, ou, simplesmente, o DipLig: sua função é garantir que a visita corra sem complicações, auxiliando em questões protocolares. Também é uma maneira de promover o Brasil para o visitante estrangeiro.

 

Em 2016, o Rio de Janeiro sediou as Olimpíadas de Verão. Com isso, vários países enviaram representantes oficiais de seus governos para acompanhar o evento. Para suprir essa demanda, os diplomatas aprovados no CACD 2015 foram dispensados das aulas no Instituto Rio Branco, primeiro passo da carreira diplomática, para atuarem como DipLigs junto às delegações estrangeiras na Cidade Olímpica. Legal, não é mesmo?

 

E aí, ficou interessado em se tornar um diplomata? Conte com o Sapientia!

 

Nós temos uma Orientação Pedagógica Exclusiva, feita carinhosamente pelo nosso time de cuidados, inteiramente gratuita. Tem como objetivo descobrir, passo a passo, qual o melhor caminho para a sua preparação para o Concurso do Itamaraty, conforme o seu perfil de aprendizagem e nível nos estudos, como também esclarecer suas principais dúvidas sobre planejamento de estudos de acordo com o estágio de preparação em que você se encontra. Solicite já a sua orientação clicando aqui!

 

Até a próxima!

 

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS