Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

ONU inicia negociações do primeiro acordo ambiental para conter poluição plástica

ONU inicia negociações do primeiro acordo ambiental para conter poluição plástica

Conteúdo postado em 30/03/2022

Olá, sapientes!

 

A Assembleia da ONU para o Meio Ambiente (UNEA-5) reuniu neste mês, março de 2022, chefes de Estado e outros representantes de 175 nações em mais uma rodada de discussões sobre a crise ambiental. O resultado da conferência que ocorreu em Nairóbi, no Quênia, foi a aprovação de uma resolução definindo que será criado um acordo ambiental para conter poluição plástica, que deve ser finalizado até 2024.

 

Para que isso seja efetivado, a UNEA-5 prevê a criação, em breve, de um comitê intergovernamental. Esse agrupamento deverá começar a negociar o novo tratado ainda este ano, levando em conta que o resultado final será um acordo vinculante para Estados, que serão responsáveis pela adequação das empresas privadas e públicas de seu país. Além disso, um fórum aberto à sociedade em geral também será convocado ainda este ano pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com a finalidade de  contribuir com as negociações.

 

O que se será discutido no instrumento?

 

É esperado que todo o ciclo de vida do plástico seja abordado no instrumento, desde a produção e design ao descarte. Temas como colaboração internacional para facilitar o acesso à tecnologia, capacitação e cooperação científica e técnica também serão centrais nas negociações, principalmente para os países em desenvolvimento, que mais sofrem com esse tipo de poluição.

 

Economias afetadas

 

As principais economias afetadas serão China, Estados Unidos e Japão, as três maiores produtoras de plástico da atualidade. Quando entrar em vigor, o instrumento se tornará o primeiro pacto vinculante sobre esse tema que representa hoje uma das maiores fragilidades para a proteção do meio ambiente.

 

Apesar do grande potencial e importância ambiental do novo pacto e do forte apoio que a sociedade tem demonstrado em favor da diminuição do consumo e da produção de plástico, alguns representantes já demonstram hesitação sobre quais medidas deverão ser tomadas. Isso sinaliza que as negociações do pacto sobre poluição plástica não serão fáceis. 

 

Você já começou a sua revisão para o CACD 2022?

 

Para você que deseja fazer uma revisão verdadeiramente eficiente para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) deste ano, o Sapientia desenvolveu o Maratona 1ª Etapa CACD, um programa intensivo de revisão para o CACD 2022, no qual você poderá revisitar o conteúdo constante no edital de forma intensiva, prática e estratégica, priorizando os temas mais recorrentes e atuais, visando a primeira fase do concurso. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre o Maratona 1ª Etapa CACD 2022 clicando aqui.

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS