Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Os cinco níveis hierárquicos das cidades brasileiras

Os cinco níveis hierárquicos das cidades brasileiras

Olá, sapientes!

 

Conhecer a hierarquia urbana do Brasil é uma das partes principais do estudo do edital de geografia do CACD. E, para dar uma forcinha nesse ponto, o Blog Sapi vai revisar o relatório do IBGE sobre as Regiões de Influência das Cidades, o Regic 2018, e explicar os cinco níveis hierárquicos das cidades brasileiras que ele classifica. 

 

O Regic 2018 classifica os centros urbanos brasileiros em cinco categorias a depender do grau de subordinação, influência e intensidade de fluxos existentes em cada um deles. Sendo assim, cada categoria tem um nível de hinterlândia ou região complementar diferente, ou seja, a classificação vai da maior para menor área de influência das cidades.

 

Vamos ver o que significa cada uma dessas categorias?

 

  1. Metrópoles 

No total, o Brasil tem hoje, oficialmente, 15 metrópoles. Ser uma metrópole significa estar no maior patamar de influência e fluxo de pessoas. Atualmente, todas as cidades do país recebem influência de ao menos uma metrópole.

 

A maior parte das metrópoles ainda continua concentrada na região Sudeste, sendo quatro delas capitais estaduais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória) e uma cidade, Campinas, que é a primeira e única metrópole que não é capital.

 

Dicionário das sub-categorias de metrópoles:

Grande Metrópole Nacional: inclui apenas São Paulo, tendo influência nacional e internacional (cidade global).

 

Metrópole Nacional: Rio de Janeiro e Brasília, com forte presença nacional, mas menor influência internacional.

 

Metrópole: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Campinas/SP, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Salvador/BA, Vitória/ ES e o Município de Manaus (AM).

 

No Regic de 2007, o último que foi publicado antes do Regic 2018, Vitória, Campinas e Florianópolis foram incluídas nessa categoria.

 

 

  1. Capitais Regionais 

Com menor influência que as metrópoles, as capitais regionais também apresentam grande atividades de gestão. No país, há 97 Capitais Regionais subdivididas em três categorias, do maior para menor nível de influência regional:

 

Capital Regional A: são nove cidades, todas com relacionamento direto com as Metrópoles. Em sua maioria, são capitais Estaduais das Regiões Nordeste e Centro-Oeste com contingente populacional entre 800 mil a 1,4 milhão de habitantes em 2018, sendo, assim, as mais populosas dentre as Capitais Regionais. 

 

Capital Regional B: enquadra 24 cidades localizadas no interior dos Estados, com exceção das Capitais Estaduais de Palmas/TO e o Município de Porto Velho (RO). Possuem, em média, 530 mil habitantes, e a maior parte está na Região Sul.

 

Capital Regional C: caracteriza 64 cidades localizadas, principalmente, na Região Sudeste. Possuem, em média, 300 mil habitantes em 2018.

 

  1. Centros Sub-regionais

Nesse último relatório, 352 cidades foram identificadas como Centros Sub-regionais por possuírem áreas de influência de menor extensão que as das Capitais Regionais. Apresentam, em média, 85 mil habitantes e dividem-se em dois grupos:

 

Centro Sub-Regional A: 96 cidades das Regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Apresentam uma média populacional de 120 mil habitantes; 

 

Centro Sub-Regional B: 256 cidades, principalmente do Sudeste e Nordeste, com uma média nacional de 70 mil habitantes.

 

  1. Centros de Zona 

São 398 cidades que apresentam menor área de influência e nível de atividades de gestão que os Centros Sub-regionais e subdividem-se em: 

 

Centro de Zona A: 147 cidades com cerca de 40 mil pessoas;

 

Centro de Zona B: 251 cidades, com as mais populosas localizadas na Região Nordeste (100 das 251).

 

  1. Centros Locais

É como se classificam a maioria das cidades do país, totalizando 4.037 centros urbanos ou 82,4% das unidades urbanas. A importância dos Centros Locais não excede os limites municipais, mas acaba atraindo população moradora de outras cidades para temas específicos e eventuais, mesmo não sendo o destino principal dos habitantes de nenhuma outra cidade.  Em média, apresentam apenas 12,5 mil habitantes.

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

 

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS