Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Os Cursos do Instituto Rio Branco

Os Cursos do Instituto Rio Branco

Olá, Sapientes!

 

Ao longo de nossa jornada de estudos para integrar a carreira diplomática, a gente se envolve tanto com as matérias do edital, que acaba nem pensando muito sobre como seria, exatamente, nossa vida lá no Itamaraty, não é mesmo? Sem problemas, pois o post de hoje traz mais detalhes para nos visualizarmos após a aprovação no concurso e, assim, começarmos a semana cheios de inspiração. Partiu?

 

Vocês sabiam que o Instituto Rio Branco é uma escola diplomática?

 

Pois é, Sapientes. O trabalho no Serviço Exterior Brasileiro envolve um aprendizado ininterrupto e o diplomata é um profissional que precisará estudar continuamente, caso queira progredir na carreira. Isso é demais, vocês não acham? O Instituto Rio Branco, em seu papel educacional, oferece três cursos essenciais para a progressão na carreira diplomática. Vamos a eles!

 

1) Curso de Formação

 

Quando aprovados no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), os recém-nomeados Terceiros-Secretários são matriculados no Curso de Formação, o qual frequentarão por um período de três semestres. Segundo o site do Instituto Rio Branco, esse “curso tem por objetivo a capacitação profissional e a avaliação das aptidões e da capacidade do servidor nomeado para exercer o cargo inicial da carreira de diplomata”. São oferecidas disciplinas de línguas e de conteúdo, módulos profissionalizantes com especialistas e palestras com autoridades para complementar a formação nos novos integrantes na carreira. O coração pula pela boca só de nos imaginarmos participando dessas aulas, não é verdade?

 

2) Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas

 

O Curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas (CAD), diferentemente do Curso de Formação, é exigido como pré-requisito para quem deseja ser promovido de Segundo a Primeiro-Secretário. Segundo o Instituto Rio Branco, o CAD tem “o objetivo de aprofundar e atualizar os conhecimentos necessários ao desempenho das funções exercidas por Segundos e Primeiros Secretários, sendo a posse do diploma do CAD requisito para a progressão funcional de seu titular”. O curso é parte do “sistema de treinamento e qualificação na Carreira de Diplomata” e é dividido em duas fases: na primeira fase, são oferecidas conferências ministradas por Chefes de Divisão e, na segunda, os candidatos prestam provas em matérias de política, economia e direito público internacional. Sensacional, né?

 

3) Curso de Altos Estudos

 

O Curso de Altos Estudos (CAE), assim como o CAD, é oferecido como pré-requisito para progressão na carreira diplomática, porém, desta vez, a promoção é do cargo de Conselheiro para o de Ministro de Primeira Classe. Para que o candidato obtenha o diploma do CAE, ele precisará elaborar “uma tese analítica e propositiva, com relevância funcional e utilidade para a diplomacia brasileira ou, ainda, que represente contribuição para a historiografia ou o pensamento diplomático brasileiros”. Trata-se de uma tese que apresente “entre 150 e 200 páginas, não computados a bibliografia e anexo” e que será defendida perante uma banca “composta por ministros de primeira classe e subsidiada por pareceres elaborados por dois relatores, um interno e outro externo à instituição”. Quando aprovada, a banca recomenda a sua publicação pela Fundação Alexandre de Gusmão. Não é fácil, mas, com certeza, é um resultado muito gratificante, vocês não acham?

 

Uau! E como eu faço para me tornar um diplomata?

 

Como mencionamos no início, para ser um diplomata, é preciso ser aprovado no CACD. Aqui no Sapientia, você encontrará todo o suporte para iniciar sua preparação, desde os primeiros passos rumo ao Itamaraty até conteúdos específicos para aprofundamento. E o momento, agora, é mais do que certo pra isso. Temos uma turma novinha em folha do nosso Curso Regular Extensivo, com aulas online 100% inéditas, plantões de dúvidas diretamente com o professor e materiais em PDF. Esperar pra quê? Vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-os-cursos-do-instituto-rio-branco

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS