Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Pequenos deslizes podem resultar na eliminação do CACD

Pequenos deslizes podem resultar na eliminação do CACD

Olá, Sapientes!

 

Situações excepcionais podem ocorrer em nossas vidas quando a gente menos espera. Mas vocês já se perguntaram o que aconteceria se fossem surpreendidos por alguns imprevistos bem no meio da realização da prova do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). Por exemplo, derrubar um líquido na folha de resposta, se esquecer de um lixo que ficou no bolso ou não entender o comando de uma questão que não está em português? Pois é, o post de hoje vai elucidar essas e algumas outras dúvidas que podem surgir acerca da realização do concurso. Curiosos? Então vamos lá!

 

1) O que acontece se eu não entender o comando de uma questão escrito em outro idioma?

 

Nesse caso, é de inteira responsabilidade do candidato conhecer os idiomas que serão ser cobrados no certame. O último edital publicado para o CACD, em seu item 13.2, esclarece que, “na Primeira Fase do concurso, as questões poderão ser redigidas nas Línguas Portuguesa e Inglesa; na Terceira Fase, as questões poderão ser redigidas nas Línguas Portuguesa, Inglesa, Espanhola ou Francesa”. Ou seja, rolou uma dúvida sobre um comando da prova, mesmo que em português? Respire fundo, consulte seu coração e faça seu melhor. Infelizmente, apenas isso poderá te ajudar a compreender o que pede a questão.

 

2) E, se eu derrubar líquido na folha de resposta, posso ser penalizado?

 

Cuidado, aspirantes à diplomacia, pois esse seria um grande problema na vida de um candidato. O item 13.3.3 é bem claro ao enfatizar que ”o candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar sua(s) folha(s) de respostas, sob pena de ter a correção de sua prova prejudicada pela impossibilidade de realização da leitura óptica”. Isso significa que não há reposição de folha de resposta, caso a sua seja danificada. Então, muitíssimo cuidado com aquela garrafinha d’água, hein?

 

3) Se eu me esquecer de um lixo pequeno dentro do bolso, o que pode acontecer?

 

Por falar em garrafinha d’água, imagine que, no dia da prova, você compra a sua na barraquinha de camelô e, ciente de que não pode se adentrar com nenhuma embalagem que não seja transparente, você tire o rótulo e guarde no bolso de trás para não jogar na rua. Quando os fiscais passarem o scanner, antes de você entrar na sala, provavelmente, o aparelho irá apitar e você terá que esvaziar os bolsos.

Caso o aparelho falhe, você permanecerá com a embalagem no bolso. Suponhamos que você resolva ir ao banheiro. Na volta, o scanner será passado novamente. Se dessa vez ele apitar, você poderá ser eliminado da prova. Então, não se esqueça de checar os bolsos, pois até mesmo um papelzinho de chiclete pode ser motivo de eliminação no CACD.

4) Existem outros motivos pelos quais minha prova pode ser anulada?

 

Sim, conforme o item 13.2 do edital, além de embalagens, rótulos ou recipientes, é proibido portar qualquer tipo de aparelho eletrônico, relógio ou acessório de chapelaria. Ao entrar com o celular, o aparelho deverá ser desligado e colocado em embalagem específica, identificada e entregue pela organizadora do concurso, antes de entrar na sala. Se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico vier a tocar durante a realização da prova, o candidato será automaticamente excluído do certame, conforme aponta o item 13.13.1.1. Atenção redobrada para não cometermos esse tipo de descuido, combinado?

 

E aí, ser diplomata é o seu grande sonho?

 

Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia oferece o Curso Regular Extensivo, com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-pequenos-deslizes-podem-resultar-na-eliminacao-do-cacd

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS