Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sapi News

Portaria CACD 2019: tudo que você precisa saber para este ano

Portaria CACD 2019: tudo que você precisa saber para este ano

Conteúdo postado em 19/06/2019

Olá, Sapientes. :)

A Portaria para o CACD 2019 foi oficialmente lançada e, mais do que isso, conta com algumas novidades importantíssimas. Aqui passaremos um pente fino em cada um dos pontos do documento.

Já que a ansiedade deve estar à flor da pele, ninguém merece enrolação a esta altura do campeonato. Vamos logo ao que interessa:

Afiaram o machado no número de vagas

 

Isso mesmo, assim como ocorreu no ano passado, teremos uma nova diminuição no número de vagas para o cargo de Terceiro-Secretário em 2019. Desta vez, serão apenas 20 disponíveis.

Vale lembrar que estamos no meio de um processo de diminuição de gastos públicos e a própria realização do concurso foi colocada em xeque há algum tempo. Portanto, as vagas a menos, quando vistas em perspectiva, nem causam tanta estranheza assim.

Outro destaque é que o número de vagas destinadas às cotas raciais e de candidatos com deficiência só será divulgado no lançamento do edital. A divisão deste quesito não é feita de maneira padronizada e, com isso, poderemos sim ter mudanças percentuais.

 

A famosa peneira

 

O segundo item da Portaria diz respeito à primeira fase do CACD, o famoso TPS. Aqui, não teremos mudanças substanciais em relação ao que houve nos dois últimos anos. Isso quer dizer que a etapa será objetiva e de caráter eliminatório. A pontuação conquistada nesta primeira etapa servirá, como sempre, de “peneira” para definir quem avança às demais fases.

As questões consistirão nas disciplinas de: língua portuguesa; língua inglesa; história do Brasil; história mundial; política internacional; geografia; economia e direito e direito internacional público.

Para os mais detalhistas, tivemos algumas pequenas mudanças na nomenclatura de algumas disciplinas. Não temos mais a palavra “Noções” na frente das disciplinas Economia e Direito. Na prática, isso, em teoria, não muda muita coisa: analisando o histórico das provas do concurso, o conteúdo exigido em Economia e Direito sempre foi mais aprofundado do que “meras noções”.

 

Junção das fases discursivas

 

O CACD 2019 virá com todas as provas discursivas em uma mesma fase, diferente do já era o formato tradicional em que tivemos por anos as línguas divididas entre fases. Português sempre foi encarada como a matéria “oficial” da prova da Segunda Fase. Posteriormente, Inglês entrou no barco. Agora, teremos tudo junto!  

Assim, as provas de Segunda Fase serão: a) língua portuguesa; b) língua inglesa; c) história do Brasil; d) geografia; e) política internacional; f) economia; g) direito e direito internacional público; h) língua espanhola e língua francesa.

Mais uma vez, na prática, não muda muita coisa do que vem acontecendo nos últimos anos, já que os finais de semana de aplicação das provas dissertativas de 2a e 3 fases dos últimos concursos também foram seguidos.

 

Intervalo até a prova

 

E, já que foi dada a largada, vamos falar dos prazos. Estamos todos ansiosos para o lançamento do edital. Agora, mais ainda. Assim que ele for lançado, o prazo para a realização da primeira prova será reduzido para dois meses, segundo o que está previsto na Portaria.

Agora é a hora da revisão

 

Com a divulgação da Portaria, agora, mais do que nunca, é a hora de iniciar uma revisão intensiva para garantir a aprovação na primeira fase. Mas, calma, você não precisa estar sozinho nessa jornada. A gente acabou de lançar uma super promoção de lançamento da Maratona 1ª Etapa 2019, nosso intensivo de revisão para a prova objetiva do concurso 2019. Aulas on-line inéditas baseadas em resolução de questões e revisão dos tópicos mais quentes você encontra clicando aqui.

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-portaria-cacd-2019-tudo-que-voce-precisa-saber-para-este-ano

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS