
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
A portaria do CACD 2024 foi publicada. E, como sempre, é um momento de grandes emoções: sentimos um mix de alívio (afinal, vai ter concurso!) e de ansiedade (afinal, vai ter concurso! rs).
Esse é um momento de ajustes e o início de tudo é compreender as informações e mudanças trazidas pela Portaria n. 540 de 13 de Junho de 2024 (acesse a Portaria completa aqui).
Vamos à leitura!
Neste ano, teremos um aumento do número de vagas. São 50 cargos na classe de Terceiro-Secretário da carreira de diplomata (comparativamente, foram 34 vagas oferecidas no CACD 2022).
Excelente notícia, não é mesmo?
Como nos últimos anos, a prova objetiva, também chamada de TPS, será apenas eliminatória e não classificatória, ou seja, a sua nota no TPS não será somada à nota final do concurso. Todos os candidatos que avançarem na primeira fase competirão em pé de igualdade.
Não tivemos novidades na prova da primeira fase do CACD. A prova continua composta por questões de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Língua Inglesa, Política Internacional, Economia e Direito.
De acordo com a portaria 2024, não haverá terceira fase. Mas calma! Não é o que parece!
Nos últimos anos, a segunda e terceira fase já aconteciam conjuntamente, mas a correção das provas discursivas de terceira fase só acontecia se fosse alcançada nota de aprovação na prova de Língua Portuguesa (segunda fase).
Agora, de acordo com a Portaria, Língua Portuguesa deixa de ser uma fase eliminatória, devendo ser estabelecida uma "nota mínima para aprovação no conjunto das provas da segunda fase", de acordo com o parágrafo único do 3o artigo da Portaria.
As provas de segunda fase terão caráter eliminatório e classificatório, ou seja, após a aprovação no TPS, sua aprovação dependerá do somatório das notas desta única fase.
A segunda fase do concurso consistirá de provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, composta de questões de: a) língua portuguesa; b) língua inglesa; c) história do Brasil; d) política internacional; e) geografia; f) economia; g) direito; h) língua espanhola ou língua francesa.
Temos que aguardar o edital para saber como será feita a aplicação das provas, quais os intervalos e as disciplinas por dia.
Aqui temos uma novidade! A portaria, em seu 3o artigo, parece nos trazer a possibilidade de escolha entre as disciplinas Francês e Espanhol para a realização de prova da segunda língua estrangeira.
Como é sabido, há muitos anos, os candidatos realizaram a prova dissertativa nessas duas disciplinas, o que exigia um planejamento e rotina de estudo dedicados tanto para Francês, quanto para Espanhol.
Essa seria uma mudança significativa na estrutura da prova. Mas vamos aguardar a confirmação dessa interpretação com a publicação do edital.
Assim como no ano passado, teremos apenas 2 meses entre a publicação do Edital e a primeira prova do concurso.
Portanto, agora, enquanto você aguarda o Edital e todas as suas definições, a melhor coisa a se fazer é pegar firme nos estudos o quanto antes!
Para auxiliar a sua preparação para o CACD deste ano, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.