Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Português para o CACD - Preposições: valor nocional ou relacional

Português para o CACD - Preposições: valor nocional ou relacional

Olá, sapientes!

 

Já ouviram falar no conceito de valor nocional ou relacional das preposições?

 

As preposições são utilizadas para ligar dois termos subordinados um ao outro. Invariáveis, funcionam como conectivos e não possuem função sintática. Basicamente, elas podem ser essenciais ou acidentais. Quanto às primeiras, aparecem com seu sentido original; exercem a função de preposição mesmo. Como exemplo das preposições essenciais, têm-se as seguintes: a, antes, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás. Por outro lado, as acidentais funcionam como preposição, mas não o são.  

 

“Afora, como, conforme, durante, exceto etc.” são algumas dessas preposições acidentais.   Em termos semânticos, pode-se apontar os valores nocional ou relacional das preposições.

 

Valor relacional

 

Aqui, a preposição é exigida por um verbo ou por um nome; além disso, não imprime valor semântico. Vamos analisar a seguinte oração: “a necessidade de ajuda é evidente”. No caso, a preposição é “de” e ela liga a palavra “necessidade” e “ajuda”, de forma a exercer, sintaticamente, a função de complemento nominal. Nesse sentido, portanto, nota-se que esse “de” tem valor relacional: ela é uma exigência do nome (poderia ser de um verbo também) e não imprime qualquer valor semântico.

 

Valor nocional  

 

Quanto às preposições com valor nocional, elas marcam relações semânticas. Diferente das relacionais, as nocionais não são exigidas por verbo ou nome. Vamos considerar como exemplo de uso de preposição com valor nocional a seguinte frase: “ele viajou de avião”. Diferente do exemplo apresentado no parágrafo acima, esse “de” tem valor de “meio” - isto é, imprime valor na oração em que é utilizada.

 

Como isso aparece no CACD?

 

Não necessariamente as questões do CACD vão trazer esses termos na prova. No entanto, certamente, as preposições aparecem para serem analisadas em termos de sua função em sentenças. É comum, por exemplo, haver assertivas que trazem a diferença entre adjunto adnominal e complemento nominal. Para a compreensão dessa diferença, facilita muito a distinção desses valores das preposições. Conversaremos, mais especificamente, sobre adjunto adnominal e complemento nominal em post futuro.  

 

Quer mais dicas de Português para o CACD?

 

O Programa Primeiros Passos pode te ajudar! Com o objetivo de traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento, o Primeiros Passos é um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias.

 

E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS