Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sapi News

Prova, requisitos e dinâmica da carreira de um Oficial de Chancelaria

Prova, requisitos e dinâmica da carreira de um Oficial de Chancelaria

Conteúdo postado em 01/12/2023

Olá, Sapiente!

 

O concurso MRE (Ministério das Relações Exteriores) para o cargo de Ofchan (Oficial de Chancelaria) está se aproximando. A prova objetiva do Concurso MRE é um marco importante na jornada dos candidatos em busca de uma carreira no Ministério das Relações Exteriores. Com duração de 3 horas e 30 minutos e marcada para o dia 10 de dezembro de 2023, ela abrangerá diversas disciplinas. Os candidatos enfrentarão um desafio composto por 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Língua Inglesa, além de 8 questões em Licitações e Contratos, Contabilidade, Direito Internacional Público e Administração Pública, e 6 questões de Informática. A estrutura da prova seguirá o formato de múltipla escolha, em que o candidato precisará marcar a resposta correta, entre cinco opções, em cada uma das questões propostas.

 

Já na etapa da prova discursiva do Concurso MRE, os candidatos terão que demonstrar não só conhecimento do tema, mas também habilidades de expressão escrita em Língua Portuguesa e Inglesa. Com um peso considerável na avaliação, esta fase valerá um total de 40,00 pontos, divididos em duas questões discursivas, cada uma com peso de 20,00 pontos. Os candidatos deverão redigir textos dissertativos coerentes e coesos, com no mínimo 35 e no máximo 45 linhas cada, abordando temas atuais dentro do conteúdo programático estipulado no edital.

Além disso, a etapa subsequente, o Curso de Formação, terá caráter eliminatório e classificatório.

 

Os candidatos selecionados passarão por um programa presencial de 40 horas. Esse curso abordará temas como patrimônio e inventário, assuntos consulares, privilégios e imunidades, licitações no exterior e contabilidade nos postos. A avaliação do curso de formação será realizada por meio de uma prova objetiva composta por 50 questões de múltipla escolha, acerca desses temas específicos, exigindo um domínio aprofundado para a atuação nos diversos campos da diplomacia e relações internacionais.

 

De acordo com o edital, a remuneração inicial é de até R$ 10.169,77. São, ao todo, 100 vagas. Dessas, são 50 vagas imediatas mais 50 para formação de cadastro de reserva. Uma oportunidade incrível para quem quer trabalhar na área internacional!

 

Como uma fascinante oportunidade de contribuir ativamente para a diplomacia e a gestão de assuntos internacionais, o papel desse profissional é essencial e assemelha-se, em muitos aspectos, ao trabalho dos diplomatas, sendo uma peça-chave na representação e articulação dos interesses do país no cenário global. Os oficiais de chancelaria desempenham uma variedade de funções cruciais para o funcionamento eficaz das relações internacionais de um país. Eles auxiliam na redação de documentos oficiais, pesquisam questões políticas, econômicas e sociais de interesse internacional, preparam relatórios, organizam agendas e participam ativamente de negociações diplomáticas. Sua atuação é fundamental para proporcionar suporte técnico e administrativo aos embaixadores e diplomatas durante conferências, reuniões e tratativas bilaterais ou multilaterais.

 

A carreira de oficial de chancelaria é estruturada em diferentes níveis hierárquicos. Oferece oportunidades de progressão e especialização. Assim como na diplomacia, é crucial possuir habilidades de comunicação eficaz, fluência em múltiplos idiomas, capacidade analítica e sólida compreensão dos contextos políticos e culturais globais. A dedicação ao aprendizado contínuo e a adaptação a ambientes multiculturais são fundamentais para alcançar sucesso nesse campo.

 

Em suma, a carreira de oficial de chancelaria é uma oportunidade emocionante para quem busca contribuir ativamente para a gestão de assuntos globais. Seja na redação de documentos cruciais, na pesquisa de questões internacionais complexas ou no suporte fundamental durante negociações, esses profissionais desempenham um papel essencial na construção e manutenção das relações entre países no complexo cenário mundial.

 

Quer se preparar para o OFCHAN com o Sapientia?

 

Estamos com vagas abertas para o Última Hora - OFCHAN, que vai te oferecer uma revisão intensiva, de última hora, dos conteúdos imprescindíveis de serem estudados, ou seja, aqueles conteúdos com maior chance de serem cobrados no concurso para Oficial de Chancelaria de 2023, com destaque para os assuntos mais recorrentes nas provas. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o  Última Hora - OFCHAN clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS