Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Quais são os requisitos necessários para ser diplomata?

Quais são os requisitos necessários para ser diplomata?

Olá, sapientes!

 

Hoje o Blog Sapi decidiu falar do assunto que deve ser nossa primeira preocupação quando decidimos nos candidatar à carreira diplomática: os pré-requisitos para investidura no cargo de diplomata. Por isso, sem mais delongas, vamos a eles...

 

No último edital do CACD, pubicado em 2022, o item 2.4 apresentava os seguintes requisitos básicos para a investidura no cargo:

 

1) Ser brasileiro nato, conforme o art. 12, § 3º, inciso V, da Constituição Federal e o art. 36 da lei nº 11.440/2006;

 

2) Estar no gozo dos direitos políticos;

 

3) Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

 

4) Estar em dia com as obrigações eleitorais;

 

5) Apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). No caso de a graduação ter sido realizada em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo MEC, nos termos do art. 48 da lei nº 9.394/1996;

 

Aqui, é importante ressaltarmos que qualquer curso de graduação de nível superior é válido, ou seja, diferente do que muitos pensam, não é preciso ser formado em Direito ou Relações Internacionais para prestar o CACD!

 

6) Ter idade mínima de 18 anos;

 

7) Ter sido aprovado no concurso; e,

 

8) Nos termos do art. 14, parágrafo único, da lei nº 8.112/1990, e suas alterações, apresentar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, verificada por meio de exames pré-admissionais.

 

Com isso, quando o candidato efetiva sua inscrição no CACD, ele declara que está ciente e que aceita, em caso de aprovação no certame, que deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo. Nesse sentido, “o atendimento a cada um dos requisitos acima é de responsabilidade exclusiva do candidato”, conforme diz o edital do concurso. 

 

E como eu me preparo para o Concurso da Diplomacia?

 

Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS