
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, Sapientes!
Na semana passada, precisamente no dia 18 de abril, o Instituto Rio Branco comemorou 74 anos de sua criação, mas vocês sabem o porquê exatamente de sua fundação? E o processo de seleção de diplomatas? Será que ele sempre teve esse formato que conhecemos? Muito bem, hoje é dia de matar essa curiosidade e revelar um pouquinho mais acerca dessa instituição que nos preparará futuramente para a carreira diplomática. Vamos lá!
Em 20 abril de 1945, comemorava-se o centenário do nascimento de José Maria Paranhos da Silva Júnior, o Barão do Rio Branco, e, nessa ocasião, dois dias antes, aproveitando-se o momento festivo para a carreira diplomática, era fundado o Instituto Rio Branco.
Inicialmente, o objetivo era criar um órgão que fosse responsável pela formação do corpo de funcionários admitido no Ministério das Relações Exteriores e manter um núcleo de estudos que debatesse acerca da diplomacia e das relações internacionais. Atualmente, o Instituto Rio Branco é conhecido internacionalmente e considerado referência no quesito de academia diplomática. Sensacional, né?
Na verdade, não. Desde 1946, a seleção de novos diplomatas é responsabilidade única do Instituto Rio Branco, porém, antes do atual formato do CACD, o ingresso na carreira poderia se dar por meio de exame de admissão e posterior aprovação no Curso de Preparação à Carreira de Diplomata (CPCD) ou, ainda, por contratação direta, sem necessidade de participação no curso preparatório, porém com aprovação no exame de seleção.
Foi somente a partir de 1996 que o processo seletivo passou a denominar-se Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata e a frequência e aprovação no curso de formação passou a ser obrigatória para se exercer a profissão. Desde então, a periodicidade para a realização do concurso firmou-se como anualmente – algumas vezes, até duas vezes ao ano –, o que pode ser observado até os dias de hoje. Virou tradição mesmo!
Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia oferece o Curso Regular Extensivo, com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Vem com a gente!
>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.