Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Qual a primeira lotação de um Diplomata?

Qual a primeira lotação de um Diplomata?

Olá, Sapientes!

 

Quando vocês se pegam pensando em sua futura carreira como diplomatas, vocês imaginam qual será o seu primeiro local de trabalho, ou seja, sua primeira lotação? Bem, hoje, nós vamos falar um pouco sobre como se dá essa escolha e sobre qual o critério utilizado para a definição de seu primeiro trabalho no Serviço Exterior Brasileiro. Vamos lá?

 

Como é definida a primeira lotação de um Diplomata?

 

Após serem aprovados no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), os então recém-nomeados Terceiros-Secretários são matriculados no Curso de Formação, o qual frequentarão por um período de três semestres. É um momento de muita alegria e, inevitavelmente, de muita ansiedade para os novos contratados, pois trata-se da tão sonhada carreira diplomática, cujo ingresso demandou tão árdua preparação de suas partes, não é mesmo?

 

Bem, durante um ano e meio do Curso de Formação, os diplomatas assistem a aulas sobre temas relacionados a sua nova profissão e recebem notas pelas provas e trabalhos executados. É uma jornada de muito aprendizado e muita dedicação, para se obter a aprovação e se iniciar o trabalho de fato no Ministério das Relações Exteriores.

 

Ao ser concluído o Curso de Formação, o Instituto Rio Branco elabora um ranking da turma, utilizando a classificação por desempenho, ou seja, a ordem das notas finais obtidas durante todo o treinamento. Esse momento costuma gerar estresse entre os novos contratados, pois a ordem de classificação no curso será utilizada no momento da escolha de sua primeira lotação.

Paralelamente, a área de recursos humanos do Itamaraty realiza um levantamento de vagas disponíveis em cada setor do Ministério e elabora uma relação constando o número de lotações possíveis igual ao número de recém-aprovados no Curso de Formação. Essa lista de lotações é, então, apresentada aos novos diplomatas, os quais farão suas escolhas seguindo o critério de classificação de notas, ou seja, o primeiro colocado será o primeiro a escolher seu novo local de trabalho e o último ficará com a vaga que restar.

 

A grande questão em torno desse assunto é que as vagas pertencentes a setores que envolvam a área política ou econômica costumam ser as primeiras escolhidas, e, assim, os últimos posicionados no ranking são lotados em áreas que não geram tantas expectativas. E toda essa ansiedade acerca da primeira lotação pode ser um grande erro, sabiam? Isso porque a competitividade pode acabar prevalecendo sobre o espírito de socialização e de cooperação. O Curso de Formação proporciona um momento único de interação entre os novos contratados, o que possibilita a formação de grandes amizades e de um network muito bacana para a carreira.

 

É preciso que se tenha em mente que a primeira lotação é só o início de uma carreira que vai durar muitos anos e vai propiciar lotações nas mais diversas áreas e nos mais variados países. Tudo vai contribuir para que o diplomata forme sua bagagem e tenha uma trajetória da qual irá se orgulhar. Definitivamente, essa escolha não é motivo de angústia, mas, sim, de celebração. Qualquer que seja sua lotação, você, certamente, irá aprender muito sobre essa carreira tão digna de seus esforços. Partiu Itamaraty!

 

A carreira de diplomata é o seu sonho?

 

Então a gente tem uma novidade fantástica! Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia acaba de lançar uma nova turma para o Programa Primeiros Passos. O intuito desse programa é oferecer orientações estratégicas para seus estudos, ajudar a sistematizar e planejar sua preparação. As aulas são 100% on-line e os professores são experts no assunto. Vem com a gente fazer esse tour guiado pelo edital do concurso e dar um importante passo em direção ao seu grande objetivo.

 

>>> Curtiu? Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-qual-a-primeira-lotacao-de-um-diplomata

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS