Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Saiu o novo Guia de respostas do CACD: A Esperança Equilibrista

Saiu o novo Guia de respostas do CACD: A Esperança Equilibrista

Conteúdo postado em 26/06/2020

Olá, Sapientes!

 

Com a publicação do Edital CACD 2020 cada vez mais perto, nada melhor para um ceacedista do que o lançamento do Guia de Estudos deste ano, desenvolvido pelos aprovados no Concurso da Diplomacia em 2019, né?

 

O material, que é produzido desde 2013 por candidatos recém-aprovados, sempre nomeia o Guia a partir de algum animal inusitado. E desta vez não foi diferente: com vocês, o Guia da Esperança Equilibrista

 

E por que será que este foi o nome da vez? Os candidatos aprovados explicam: 



O aparecimento de um exemplar de Tettigonia viridissima, inseto popularmente conhecido como “esperança”, é considerado prenúncio de boa sorte. Esperamos que a publicação do Guia da Esperança Equilibrista, no momento em que surgem as primeiras notícias concretas do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2020, seja vista como um sinal de bons augúrios pelos ceacedistas. O projeto de tornar-se diplomata, afinal, exige esperança. Não qualquer esperança: uma esperança equilibrista, nas poéticas palavras de Aldir Blanc. Há que se fazer como os artistas circenses que, corajosa e obstinadamente, atravessam a corda bamba: manter o foco no destino e seguir caminhando. A rotina de estudos deve prevalecer em meio às ventanias que tentam nos desequilibrar – dúvidas sobre nossas próprias capacidades, pressões sobre nossa saúde física e mental, eventuais fracassos nos primeiros certames e, como se não bastasse, dificuldades impostas por uma pandemia. Por vezes, sentimo-nos, todos, como equilibristas que assumem o desafio extra de percorrer o caminho com os olhos vendados. Sem que consigamos vislumbrar o fim da jornada, temos de seguir em frente. 

 

Nós, os integrantes da turma 2020-2021 do Instituto Rio Branco, que tivemos a felicidade e o privilégio de concluir a travessia do “Liso do Sussuarão”, representado pelo CACD, e de chegar à desejada “terceira margem do rio”, buscamos, por meio deste guia, ajudá-los e incentivá-los a realizar essa mesma passagem. O auxílio vem na forma da publicação das melhores respostas, o que pode contribuir para o entendimento de quais argumentos, conceitos e linguagens são apreciados pelas bancas examinadoras.

 

Para incentivá-los, podemos dizer o seguinte: vale a pena. Mesmo em um momento atípico, a aprovação no concurso, a posse no cargo de diplomata e as primeiras experiências na carreira corresponderam, em larga medida, às expectativas e aos sonhos que fomos construindo ao longo de todo o processo de preparação. É muito gratificante conviver com nossos colegas de turma, ter aulas com diplomatas e acadêmicos experientes, estudar novos temas e idiomas e aprender as regras escritas (e não escritas) do Ministério. O caminho muda o caminhante – concluída a travessia, a esperança se renova.

 

(Guia da Esperança Equilibrista: as melhores (e as piores) respostas dos aprovados no CACD 2019

Turma do Instituto Rio Branco 2020 – 2021 - p. 1



Para este ano, o Guia trouxe algumas mudanças significativas na seção do perfil dos candidatos aprovados. Agora, há estatísticas sobre: idade, formação acadêmica, estado de origem e estado de preparação, além do tempo de estudo necessário para a aprovação (fator muito importante para quem já está se preparando agora ou pensando em começar). 

 

Há, ainda, uma lista de preferências pessoais, como filmes, séries, músicas e times de futebol preferidos, além do signo de cada um. Bacana, né? 

 

E agora vamos ao que todos estavam esperando. Para acessar e baixar gratuitamente o Guia da Esperança Equilibrista: melhores e piores respostas dos aprovados no CACD 2019, é só clicar aqui. 

 

Boa leitura e bons estudos! 



E como me preparo ainda mais para a prova?

 

Que tal aproveitar a publicação do Guia para intensificar ainda mais seus estudos para a Primeira Fase do CACD deste ano? Nós do Sapi lançamos o Maratona, nosso intensivo de revisão para a prova objetiva do concurso 2020. E você pode fazer sua matrícula no 1º Lote agora mesmo! É só clicar aqui e garantir sua vaga. 

 

Mas corre porque as vagas do 1º lote são limitadas e vão durar apenas até o lançamento do Edital CACD 2020! 




Até a próxima.

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS