Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Saiu o novo Guia de respostas do CACD: Jacaré Esmerado

Saiu o novo Guia de respostas do CACD: Jacaré Esmerado

Conteúdo postado em 18/04/2022

Olá, Sapientes!

 

Se vocês estavam ansiosos para o lançamento do Guia de Estudos deste ano, desenvolvido pelos aprovados no Concurso da Diplomacia 2020/21, podem comemorar, porque ele foi publicado!

 

O material, que é produzido desde 2013 por candidatos recém-aprovados no concurso, sempre nomeia o Guia a partir de algum animal inusitado. E desta vez não foi diferente: com vocês, o Guia do Jacaré Esmerado.

 

E por que será que este foi o nome da vez? Os candidatos aprovados explicam: 

 

Jacaré é nome em tupi, yakaré ou jaeça-karé, “aquele que olha de lado”, sempre desconfiado de algo. Pois bem, qual é o CACDista que tem certeza de muita coisa? Outra avis rara da fauna do Itamaraty escreveu certa vez: “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa”. Esse bem que poderia ser o lema de todo aspirante a terceiro-secretário e, com certeza, o é para nós, Jacarés Esmerados. 

 

Jacaré também pode significar “aquele com a cabeça diferente”, ya-acanga-aré. Acreditamos que ninguém vá discordar que, para fazer o CACD, o bicho precisa ter uma cabeça, no mínimo, incomum – bichos exóticos, poderiam dizer alguns. Sejam diferentes, sejam desconfiados, os jacarés que aqui estão são, definitivamente, esmerados, e nós sabemos bem que, para chegar aqui, é preciso haver muito esmero na escrita em prova de concurso público – o mesmo esmero que esperamos na correção das nossas provas.

 

Jacarés, por óbvio, são répteis, mas algo diferentes dos demais da sua classe, na medida em que se adaptaram. Primeiro, desenvolveram a respiração pulmonar para galgar a terra. Desenvolveram também uma pele coberta por placas, para se proteger de quaisquer dificuldades que a vida lhes impõe. Por fim, são répteis próprios das terras americanas e largamente encontrados em terras brasílicas.

 

Essa versatilidade permitiu que nós, jacarés esmerados, transitássemos com desenvoltura por todas as fases e por todas as disciplinas cobradas. Essa casca permitiu que nós resistíssemos, mesmo quando fracassos indicavam que talvez não devêssemos continuar.  Somente sendo muito resistentes, muito resilientes, é que conseguimos aguentar essa árdua travessia, que começou em junho de 2020 e que só se concluiu em outubro de 2021. Dezessete longos meses2. Um ano inteiro sem concurso – a primeira vez que isso ocorreu desde 1946. Todo esse tempo foi muito sofrido para nós; não obstante, foi também momento de real superação. Criamos essa nossa casca para aguentar tamanhas dificuldades e agora, finalmente, podemos dizer que somos parte da fauna do Itamaraty.

 

Hoje, parece que todo o esforço valeu a pena, mas isso não apaga o caminho cheio de dúvidas, de crises, de noites em claro, de questionamentos se isso era mesmo para nós, se um dia seríamos mesmo diplomatas. Um caminho que, muitas vezes, foi trilhado com base num sonho, numa vontade ou mesmo na certeza de que não valia mais a pena voltar atrás, pois tanto já havia sido feito, pois tudo aquilo não poderia ser em vão. Um caminho com perdas também, é claro; afinal, ninguém passa incólume pela pandemia (ou pelo CACD). No entanto, se estamos aqui hoje, é porque soubemos, de uma forma ou de outra, superar todas essas adversidades e insistir um pouco mais. 

 

Assim chegamos aqui, nós, os vinte e cinco jacarés esmerados. Jacarés, pois estamos finalmente imunes aos perigos do CACD. Esmerados, pois, apesar de alguns pensarem o contrário, estamos aqui após muito esmero. 

 

Além das respostas, o Guia também trouxe estatísticas sobre: idade, formação acadêmica, estado de origem, além do tempo de estudo necessário para a aprovação (fator muito importante para quem já está se preparando agora ou pensando em começar). 

 

Há, ainda, uma lista de preferências pessoais, como filmes, séries, músicas e times de futebol preferidos, além do signo de cada um. Bacana, né? 

 

E agora vamos ao que todos estavam esperando. Para acessar e baixar gratuitamente o Guia do Jacaré Esmerado: melhores e piores respostas dos aprovados no CACD 2020/2021, é só clicar aqui. 

 

Boa leitura e bons estudos! 

 

Quer se preparar para o CACD, mas não sabe como começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS