Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Professores Indicam

Série da Netflix que pode te ajudar muito no CACD

Série da Netflix que pode te ajudar muito no CACD

Conteúdo postado em 13/06/2019

Olá, Sapientes.

Já que nem só de leitura vive um ceacedista, hoje nossa indicação fica mais próxima da sétima arte. “
Guerras do Brasil” é uma série de cinco documentários lançada recentemente pela Netflix, que mostra como o país foi formado por séculos de conflito armado.

A indicação partiu diretamente do nosso queridíssimo professor de História do Brasil, Rodrigo Goyena, que, inclusive, é entrevistado em um dos episódios. Para quem estuda para o CACD, Rodrigo destacou dois episódios como imperdíveis: “Guerra do Paraguai” e “A Revolução de 1930”.

O primeiro deles retrata a Guerra do Paraguai, maior conflito da história da América Latina, que uniu Brasil, Uruguai e Argentina em mais de 5 anos de confrontos. Já o outro, porque aborda a Revolução de 30, movimento armado que culminou num golpe de estado, levando Getúlio Vargas ao poder.

Além desses, o primeiro episódio é sobre “As Guerras da Conquista”, que mostra como a população indígena foi dizimada e luta até hoje pela demarcação de terras. “As Guerras de Palmares” e “Universidade do Crime” (mapeamento do crime organizado), fecham a lista de episódios da série.

 

Esses temas podem me ajudar nos estudos para o CACD?


Para o
CACD, é muito mais importante estar a par das causas e consequências de um fato histórico, que memorizar datas específicas. Alguns dos episódios da série fala acerca de alguns dos grandes fatos históricos do nosso país. Portanto, podem sim ajudar, e muito, para o CACD.

Além disso,
História do Brasil é uma das disciplinas de maior relevância para o concurso, tendo em vista o seu notável peso na primeira fase – foram 11 questões de um total de 73 na prova de 2018 – e sua prova específica na terceira fase, com 4 questões dissertativas que, juntas, podem somar até 100 pontos em sua nota final de classificação. Fora isso, depois das notas das provas dissertativas de Português e Inglês, a nota de História do Brasil é considerada o terceiro critério para desempate entre candidatos.

 

Como faço para relembrar dos temas pontuais para o CACD?


Nós temos uma ótima notícia! O Sapientia lançou recentemente o Maratona 1ª Etapa 2019, para fazer uma super-revisão verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do CACD. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Sensacional, né?

>>> Saiba mais sobre o Maratona 1º Etapa 2019 clicando
aqui.

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS