
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, Sapientes.
Já que nem só de leitura vive um ceacedista, hoje nossa indicação fica mais próxima da sétima arte. “Guerras do Brasil” é uma série de cinco documentários lançada recentemente pela Netflix, que mostra como o país foi formado por séculos de conflito armado.
A indicação partiu diretamente do nosso queridíssimo professor de História do Brasil, Rodrigo Goyena, que, inclusive, é entrevistado em um dos episódios. Para quem estuda para o CACD, Rodrigo destacou dois episódios como imperdíveis: “Guerra do Paraguai” e “A Revolução de 1930”.
O primeiro deles retrata a Guerra do Paraguai, maior conflito da história da América Latina, que uniu Brasil, Uruguai e Argentina em mais de 5 anos de confrontos. Já o outro, porque aborda a Revolução de 30, movimento armado que culminou num golpe de estado, levando Getúlio Vargas ao poder.
Além desses, o primeiro episódio é sobre “As Guerras da Conquista”, que mostra como a população indígena foi dizimada e luta até hoje pela demarcação de terras. “As Guerras de Palmares” e “Universidade do Crime” (mapeamento do crime organizado), fecham a lista de episódios da série.
Para o CACD, é muito mais importante estar a par das causas e consequências de um fato histórico, que memorizar datas específicas. Alguns dos episódios da série fala acerca de alguns dos grandes fatos históricos do nosso país. Portanto, podem sim ajudar, e muito, para o CACD.
Além disso, História do Brasil é uma das disciplinas de maior relevância para o concurso, tendo em vista o seu notável peso na primeira fase – foram 11 questões de um total de 73 na prova de 2018 – e sua prova específica na terceira fase, com 4 questões dissertativas que, juntas, podem somar até 100 pontos em sua nota final de classificação. Fora isso, depois das notas das provas dissertativas de Português e Inglês, a nota de História do Brasil é considerada o terceiro critério para desempate entre candidatos.
Nós temos uma ótima notícia! O Sapientia lançou recentemente o Maratona 1ª Etapa 2019, para fazer uma super-revisão verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do CACD. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Sensacional, né?
>>> Saiba mais sobre o Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.