Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Filme

Sugestão de documentário: Vocação do Poder

Sugestão de documentário: Vocação do Poder

Conteúdo postado em 10/06/2022

Olá, sapientes! 

 

Esse ano é ano de eleição presidencial e, consequentemente, um momento crucial para se pensar sobre como a carreira política e o poder político são estabelecidos no nosso país. Sendo assim, nada melhor que assistir a um documentário que aborde esse tema, não é mesmo?

 

Pensando nisso, a dica do dia será o documentário “Vocação do Poder”, de 2005. Apesar de já ter quase vinte anos, esse documentário apresenta um questionamento bastante atual e que parece estar cada vez mais forte entre os jovens brasileiros: “qual o atrativo de uma carreira política?”

 

Com direção de Eduardo Escorel e José Joffily, e duração de 110 minutos, esse documentário registrou a campanha e o dia a dia de seis candidatos nas eleições municipais do Rio de Janeiro de 2004, desde o período que vai das convenções partidárias até a apuração das urnas e o resultado final das eleições. Todos os candidatos que aceitaram ser filmados eram filiados a diferentes partidos, participavam pela primeira vez da disputa para vereador da cidade e provinham de diferentes áreas de atuação, com interesses políticos diversos.

 

O trabalho da equipe registrou 89 horas com depoimentos de candidatos, funcionários ligados à campanha e eleitores de bairros de diferentes classes sociais da cidade do Rio de Janeiro. O resultado da edição dessas longas horas de gravação é uma produção que surpreende e revela, em seu recorte, a vulnerabilidade dos eleitores das periferias e as estratégias desleais do jogo político.

 

É possível assistir ao documentário completo no site da  43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, clicando aqui, ou no youtube.

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS