
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Saber tirar um momento para descansar e recarregar as energias também é uma parte importante da rotina dos ceacedistas. Pensando nisso, o Blog Sapi trouxe uma sugestão de um documentário interessantíssimo para virar o ano de forma mais leve, mas sem perder o ritmo dos estudos:“A Artista e o Ladrão”, dirigido por Benjamin Ree.
Esse documentário relata o caso da ligação improvável entre a pintora tcheca Barbora Kysilkova e o ladrão norueguês Karl-Bertil Nordland. Lançado recentemente, em 2020, “A Artista e o Ladrão” acompanha os eventos quase simultaneamente ao momento em que acontecem com a pintora, já que Benjamin Ree esteve a todo momento, ano após ano, acompanhando a artista pelos jornais e mesmo dentro de seu estúdio e, posteriormente, até mesmo visitando a prisão onde se encontrava Nordland.
O caso aconteceu quando a jovem pintora começava a construir seu nome como artista. Ela teve dois de seus quadros roubados em plena luz do dia na galeria Nobel, em Oslo. Após os envolvidos no roubo serem capturados, e em meio ao processo de investigação para descobrir a localização dos quadros, Barbora perguntou a Nordland o motivo de ter escolhido seus quadros durante o roubo, no que ele afirmou que a beleza deles havia chamado sua atenção. A resposta de Nordland atiçou a curiosidade de Barbora, que acaba, ao longo dos anos, estabelecendo uma relação de amizade com o ladrão de seus quadros.
Mas por que motivo um ceacedista deveria assistir a esse documentário?
O filme de Benjamin Ree pode ser bastante relevante para os ceacedistas por levantar a reflexão sobre o que é arte e sobre o respeito às pessoas. Isso fica claro no processo do longa-metragem, enquanto retrata a trajetória de descoberta da identidade e da intimidade tanto da artista quanto do ladrão, quando tabus e preconceitos sociais são questionados.
Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.