Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de Leitura: a engenharia constitucional do coronelismo

Sugestão de Leitura: a engenharia constitucional do coronelismo

Conteúdo postado em 04/05/2018

Olá, amigas e amigos CACDistas!

 

Hoje, nossa indicação de leitura é multidisciplinar, assim como é nosso estilo de vida e nossa futura profissão o será. Essa leitura perpassa por temas de Direito, Ciências Políticas e História do Brasil. WHAT?! Em qualquer lista dos livros mais importantes já escritos por um ministro do STF, este, indubitavelmente, está entre os três mais. Estar-nos-íamos, pois, diante de best-seller do STF?

 

Bem, devo fazer a ressalva de que se você ainda não leu essa obra, saiba que ela possui um nível de descrição profundo e que pode funcionar como um elemento diferencial em uma prova discursiva que envolva a temática do Brasil em sua primeira experiência republicana. Não seria, pois, indicada como uma obra essencialíssima. Ok?

 

No ano em que se completa 70 anos de sua primeira edição (1948), gostaríamos de indicar a perene obra de Victor Nunes Leal – Coronelismo, enxada e voto. Seria o coronelismo um fenômeno fadado ao desaparecimento? Quais eram as reais condições dos ditos “coronéis”? Como as elites locais se fortaleceram com o federalismo republicano? Há muito tempo, a supremacia dos caudilhos rurais tem sido apenas um episódio de nossa história. Será que essas nefastas consequências ainda se fazem sentir na arcaica distribuição fundiária de nosso país?

 

Com sua descrição notável, Leal enfatiza as estruturas desse processo político nacional que conseguia operar em relações de dominação política em um Brasil rural, assim como desvenda como a dependência econômica e a falta de autonomia municipal viabilizavam o coronolismo.

 

Então é isso! A leitura de hoje ficará por conta de um dos juristas mais importantes que o Brasil já teve – Victor Nunes Leal – com sua obra Coronelismo, enxada e voto publicada pela Companhia das Letras.

 

Bons estudos e fique ligado no Blog Sapi!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS