Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura: Brasil e as Cadeias Globais de Valor

Sugestão de leitura: Brasil e as Cadeias Globais de Valor

Conteúdo postado em 09/05/2017

A complexificação e intensificação das relações comerciais entre países a partir das últimas décadas do século passado deram origem às chamadas Cadeias Globais de Valor (CGV). Apesar do nome poder assustar, as CGV são, basicamente, relações produtivas descentralizadas, porém integradas em nível global que aproveitam-se dos avanços em áreas como transporte e tecnologia da informação para diminuir custos, maximizar lucros e ampliar acesso a mercados e recursos.

 

As Cadeias Globais de Valor, além de serem um tema super atual nos estudos acadêmicos, já apareceram na prova de 3ª fase de Economia então é bom consolidar seu conhecimento sobre esse assunto. A sugestão de leitura do blog Sapi de hoje é o Dossiê "A Inserção do Brasil nas Cadeias Globais de Valor", elaborado pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) com a participação de diversos autores. Nele você encontra artigos breves sobre a formação de Cadeias Globais de Valor, a inserção brasileira nessas relações produtivas e os desafios futuros.

 

DICA SAPI! Recomendamos particularmente três artigos dessa publicação. O primeiro é o artigo de Aluisio G. de Lima-Campos (p. 22), professor da American University, sobre a importância das relações governamentais para o estabelecimento de cadeias produtivas. Também recomendamos o artigo de Mauricio Canêdo Pinheiro (p. 34), pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV), sobre a política industrial brasileira e a relação com as Cadeias Globais de Valor.

 

E, finalmente, o artigo de Vera Thorstensen, Lucas Ferraz e Leopoldo Gutierre (p.66), da Escola de Economia de São Paulo da FGV (EESP), que fornece dados sobre CGVs não só em relação ao Brasil, mas também a diversos outros países comparativamente e trata do surgimento desse fenômeno de forma suscinta e explicativa. Vale a pena conferir!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS