Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de Leitura: Caso do Algodão na OMC

Sugestão de Leitura: Caso do Algodão na OMC

Conteúdo postado em 31/08/2018

Olá, amigas e amigos CACDistas!

 

O US-Upland Cotton (DS267), conhecido como a disputa do algodão, revelou os limites do Entendimento de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio e colocou as políticas agrícolas e comerciais dos EUA contra as vantagens comparativas do Brasil no cultivo de algodão.

 

Mais do que qualquer outro caso, essa disputa comercial expôs os desafios subjacentes ao avanço da Agenda de Desenvolvimento de Doha. Este artigo explora a conformidade dos EUA com as decisões sucessivas do órgão de resolução de controvérsias de 2005 a 2009, examinando os esforços de cumprimento executivo em face do atraso do Congresso e como esses esforços moldaram a evolução desse conflito comercial e estruturou sua resolução em outubro de 2014.

 

Gostaríamos de deixar a vocês uma sugestão bibliográfica confiável e prática. Tanto para revisão quanto para aprendizado estratégico se você está começando agora.

 

Hoje, então, nossa sugestão de leitura da semana é a artigo de Mark Langevin intitulado Foot Dragging or Strategic Withdrawal? The Cotton Dispute and Executive Compliance. De maneira objetiva, o autor perpassa por partes importantes da história de uma relação diplomática muito relavante para ambas nações.

 

Você poderá encontrar o livro em formato PDF disponível neste link:

https://static1.squarespace.com/static/559484e4e4b0359276bd82c0/t/5b35284d6d2a73fcad02b1ac/1530210381723/Langevin+JWT+2018.pdf

 

Nunca é tarde pra revisar, muito menos pra começar!

 

Agora que você já tem uma dica do que ler, que tal saber mais sobre o assunto? Clique aqui e confira nossos cursos para preparação de Diplomatas, nele você encontrará diversas matérias e dicas de leituras diferentes.

 

Gostou do post? Siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades do Concurso para Diplomata!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS