Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de Leitura: Comunicação Escrita

Sugestão de Leitura: Comunicação Escrita

Conteúdo postado em 09/05/2019

Olá, Sapientes!

 

Todos já ouvimos falar que a fase dissertativa de Língua Portuguesa, no CACD, é aquela em que “o filho chora e a mãe não vê”, não é mesmo? Expressões populares à parte, certamente, angariar pontos na prova escrita de Português não é uma tarefa tão fácil, pois demanda o aprendizado de técnicas e muito treino. Aliás, os professores ressaltam que, para assimilar essa matéria, com foco no Concurso para Diplomata, é preciso encará-la como um idioma estrangeiro e recomeçar o seu estudo desde sua base. "Sem choro e nem vela" mesmo.

 

É por essa razão que hoje trazemos uma dica preciosíssima de um livro que tem o poder de transformar a qualidade de nossa comunicação escrita: Comunicação em Prosa Moderna, do célebre autor Othon Moacyr Garcia. Ele é, simplesmente, o que podemos considerar como um manual de estilo, com o qual você aprenderá a “sistematizar elementos lógicos e linguísticos imprescindíveis à boa organização do pensamento para a elaboração de textos consistentes, claros e coerentes”.

 

Dentre as várias instruções que você encontrará nas suas mais de 500 páginas, destacamos a terceira parte do livro, inteiramente dedicada à compreensão sobre o que é o parágrafo e o seu correto desenvolvimento, desde a construção do tópico frasal até a identificação de erros que podem prejudicar a compreensão de seu conteúdo. É, de fato, um conhecimento que não encontraremos em nenhum outro lugar.

 

A obra teve sua primeira tiragem no ano de 1967 e, até os dias atuais, com sua 27ª edição, impressa em 2010, continua disponível nas livrarias de todo o país. E, sendo um clássico publicado há tanto tempo, é possível adquiri-lo, também, em sebos físicos e virtuais. É um livro pra se ter na estante sem dúvidas.

 

E em quais matérias do CACD eu usaria esse livro?

 

Para sermos bem sinceros, em todas em que você faça o uso da Língua Portuguesa, especialmente em sua forma escrita. Na primeira fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o conteúdo do livro pode certamente contribuir para resolver questões de interpretação de texto. No ano passado, a última prova realizada até então, Português contou com 10 questões, dentre um total de 73. Um número bastante expressivo, não acham?

 

Já na segunda e terceira fase, as fases dissertativas – com exceção das provas de inglês, francês e espanhol – a boa estrutura dos seus textos será imprescindível para atingir uma nota competitiva. A banca, inclusive, realiza a marcação específica quanto ao quesito de estilo, o que pode somar 10 valiosos pontos em sua “redação sobre tema geral” na prova de Língua Portuguesa. Partiu melhorar a comunicação escrita?

 

Onde encontro mais dicas de Português para o CACD?

 

Aqui no Sapientia você encontrará as melhores dicas de estudo para a Língua Portuguesa no nosso Curso Regular Extensivo, o qual teve início há pouco tempo. São aulas 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com o professor e materiais em PDF. Fora o corpo docente do Sapientia que é reconhecidíssimo no mercado. E aí, interessou?

 

>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-sugestao-de-leitura-comunicacao-escrita

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS