
Sugestão de Leitura

Sugestão de Leitura: Comunicação Escrita
Conteúdo postado em 09/05/2019
Olá, Sapientes!
Todos já ouvimos falar que a fase dissertativa de Língua Portuguesa, no CACD, é aquela em que “o filho chora e a mãe não vê”, não é mesmo? Expressões populares à parte, certamente, angariar pontos na prova escrita de Português não é uma tarefa tão fácil, pois demanda o aprendizado de técnicas e muito treino. Aliás, os professores ressaltam que, para assimilar essa matéria, com foco no Concurso para Diplomata, é preciso encará-la como um idioma estrangeiro e recomeçar o seu estudo desde sua base. "Sem choro e nem vela" mesmo.
É por essa razão que hoje trazemos uma dica preciosíssima de um livro que tem o poder de transformar a qualidade de nossa comunicação escrita: Comunicação em Prosa Moderna, do célebre autor Othon Moacyr Garcia. Ele é, simplesmente, o que podemos considerar como um manual de estilo, com o qual você aprenderá a “sistematizar elementos lógicos e linguísticos imprescindíveis à boa organização do pensamento para a elaboração de textos consistentes, claros e coerentes”.
Dentre as várias instruções que você encontrará nas suas mais de 500 páginas, destacamos a terceira parte do livro, inteiramente dedicada à compreensão sobre o que é o parágrafo e o seu correto desenvolvimento, desde a construção do tópico frasal até a identificação de erros que podem prejudicar a compreensão de seu conteúdo. É, de fato, um conhecimento que não encontraremos em nenhum outro lugar.
A obra teve sua primeira tiragem no ano de 1967 e, até os dias atuais, com sua 27ª edição, impressa em 2010, continua disponível nas livrarias de todo o país. E, sendo um clássico publicado há tanto tempo, é possível adquiri-lo, também, em sebos físicos e virtuais. É um livro pra se ter na estante sem dúvidas.
E em quais matérias do CACD eu usaria esse livro?
Para sermos bem sinceros, em todas em que você faça o uso da Língua Portuguesa, especialmente em sua forma escrita. Na primeira fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o conteúdo do livro pode certamente contribuir para resolver questões de interpretação de texto. No ano passado, a última prova realizada até então, Português contou com 10 questões, dentre um total de 73. Um número bastante expressivo, não acham?
Já na segunda e terceira fase, as fases dissertativas – com exceção das provas de inglês, francês e espanhol – a boa estrutura dos seus textos será imprescindível para atingir uma nota competitiva. A banca, inclusive, realiza a marcação específica quanto ao quesito de estilo, o que pode somar 10 valiosos pontos em sua “redação sobre tema geral” na prova de Língua Portuguesa. Partiu melhorar a comunicação escrita?
Onde encontro mais dicas de Português para o CACD?
Aqui no Sapientia você encontrará as melhores dicas de estudo para a Língua Portuguesa no nosso Curso Regular Extensivo, o qual teve início há pouco tempo. São aulas 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com o professor e materiais em PDF. Fora o corpo docente do Sapientia que é reconhecidíssimo no mercado. E aí, interessou?
>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.
Até a próxima sugestão de leitura!
ARTIGOS RELACIONADOS


Quero ser Diplomata, e agora?
Vale a pena começar a estudar para o CACD ainda na faculdade?
Se você está cursando o ensino superior e já pensa na diplomacia como carreira, uma pergunta inevitável surge: será que vale a pena começar a estudar para o CACD ainda na faculdade?

Curiosidades Diplomáticas
O mundo em três discursos: lições diplomáticas que mudaram a história
As palavras têm o poder de moldar destinos. Essa máxima, entre tantas outras ocasiões, ganhou vida no dia 28 de agosto de 1963, quando Martin Luther King Jr., diante de uma multidão em Washington, declarou: "I have a dream."