Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura: MERCOSUL e Aliança do Pacífico

Sugestão de leitura: MERCOSUL e Aliança do Pacífico

Conteúdo postado em 05/09/2017

A integração regional é uma das diretrizes centrais da política externa brasileira e, por isso, um tópico muito cobrado no CACD. Um candidato bem preparado precisa saber não apenas o histórico dos principais processos de integração, mas também as perspectivas futuras e a posição do Itamaraty sobre as prioridades para a região.

 

No contexto da integração latino-americana, um tema que vem ganhando espaço é a possível aproximação entre o MERCOSUL e a Aliança do Pacífico, possibilidade vista pela diplomacia brasileira como podendo significar "o nascimento de um novo polo dinâmico da economia mundial.

 

"Para entender melhor a relação entre os dois blocos regionais e os fatores que os aproximam, o blog Sapi trouxe como sugestão de leitura de hoje o artigo "MERCOSUR y la Alianza del Pacífico. ¿Un punto de inflexión?", divulgado pelo Instituto para a Integração da América Latina e Caribe, do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Além de conhecer mais sobre as trocas entre os dois processos de integração, o artigo serve para aumentar o vocabulário nesse tema para a prova de Espanhol. Confira!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS