
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, amigas e amigos CACDistas!
A sugestão de leitura de hoje nos levará aos rincões da América Latina! Durante nossa trajetória ao Instituto Rio Branco, devemos nos voltar ao conhecimento profundo de nossas origens. Nesse sentido, o fazemos em âmbito nacional, regional e hemisférico.
Dentre várias obras sobre América Latina, há uma obra consolidada e muito utilizada pela banca para elaboração de nossas provas.
Hoje, nossa sugestão de leitura da semana é a obra de Halperin Donghi intitulada História da América Latina da editora FUNAG.
O autor analisa o domínio ibérico na América Latina e o legado colonial. Seria a independência compreendida como um processo de transferência da dominação luso-espanhola pela neocolonial inglesa e depois norte-americana? À classe dominante nativa coube o papel de substituir o poder metropolitano, preservando seus privilégios, conservando as mesmas estruturas econômico-sociais?
Então é isso, meus amigos! Indicação de bibliografia básica pra vocês: História da América Latina.
Nunca é tarde pra revisar, muito menos pra começar!
Boa leitura!
Agora que você já tem uma dica do que ler, que tal saber mais sobre o assunto? Clique aqui e confira nossos cursos para preparação de Diplomatas, nele você encontrará diversas matérias e dicas de leituras diferentes.
Gostou do post? Siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades do Concurso para Diplomata!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.