Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Atlas de Geografia

Sugestão de leitura para o CACD: Atlas de Geografia

Conteúdo postado em 04/04/2019

Olá, Sapientes!

 

Hoje a gente está vindo com uma dica quentíssima de bibliografia recomendada pela professora de Geografia aqui do Sapientia: L’Atlas du Monde Diplomatique – Mondes Émergents, publicado pela Le Monde Diplomatique. Sim, é um atlas gringo, todinho em francês, repleto mapas e gráficos riquíssimos para dar aquela incrementada nos seus estudos sobre essa matéria.

 

Trata-se de uma coletânea de artigos escritos por diversos autores acerca dos países emergentes e das transformações atuais pelas quais eles vêm passando. A última edição do Atlas foi publicada em 2012, mas, ainda, mantém-se de acordo com a realidade em que vivemos.

 

O objetivo da obra é levantar um debate sobre o surgimento de novos centros de produção, novos locais de poder e novas rotas de comunicação, ou seja, toda a mudança na geografia política, econômica e cultural do planeta a que estamos assistindo e da qual fazemos parte. Tudo para mostrar que essa dinâmica não é, nem de perto, aleatória.

 

Hoje em dia, a loja do Le Monde Diplomatique não oferece mais a obra em formato físico, somente digital. Mas isso não é um problema. Na verdade, é uma solução, pois vai contribuir muito para alimentar seu caderno digital – de Geografia e de Francês. O preço dele é bem acessível – mesmo sendo em Euro – e a transação é bem tranquila. Podem confiar!

 

Ficaram curiosos? Então entrem lá no site da Le Monde Diplomatique e vejam com seus próprios olhos a demonstração das quase 200 páginas desse Atlas que vai abrilhantar seu conhecimento geográfico.

 

E Geografia é tão importante assim para o CACD?

 

Pode ter certeza que sim. No Concurso de Admissão à Carreira Diplomática de 2018 – o último realizado até o momento –, a primeira fase objetiva contou com 6 questões, das 73 totais, inteiramente dedicadas à matéria. E, na terceira fase do concurso, Geografia tem uma prova exclusiva, com 4 questões dissertativas, somando até 100 pontos em sua nota classificatória final. Estão convencidos de que é preciso se dedicar bastante a essa matéria?

 

Mas como estudar Geografia para o concurso?

 

Sabia que, aqui no Sapientia, o Curso Regular Extensivo está com um uma nova turma? Sim, e esse é o tipo de curso ideal para quem quer explicações detalhadas sobre todos os pontos do edital, mesmo que você já tenha começado a estudar pra o CACD. Desse modo, você terá todo o apoio necessário, com aulas on-line 100% inéditas, plantão de dúvidas diretamente com o professor e materiais em PDF. Fora o corpo docente do Sapientia que é reconhecidíssimo no mercado. Não dá pra ficar de fora dessa, né?

 

>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-sugestao-de-leitura-para-o-cacd-atlas-de-geografia

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS