Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Basicão de História Mundial

Sugestão de leitura para o CACD: Basicão de História Mundial

Conteúdo postado em 14/02/2019

Olá, Sapientes!

 

A sugestão de leitura, desta semana, é sobre uma matéria que os aspirantes à diplomacia piram: História Mundial – ou História Geral se preferir. Vamos falar a verdade: é uma delícia ler sobre conflitos e revoluções que moldaram o mundo da forma que o conhecemos hoje, vocês não acham? O problema é que faz um bom tempo que estudamos História para o vestibular e, hoje, nos sentimos inseguros ao mergulharmos de cabeça em um Hobsbawn ou um Sombra Saraiva da vida, não é mesmo?

 

Sem problemas! Tem muita gente nessa situação. Por isso, a nossa sugestão de leitura é um livro utilizado no ensino secundário, que vai servir como um “basicão” antes de você aprofundar seus conhecimentos na matéria: História Moderna e Contemporânea, de Alceu L. Pazzinato e Maria Helena V. Senise.

 

Podemos considerá-lo como um breve manual de História Mundial, que começa no renascimento e vai até o início dos anos 2000. A linguagem é bastante acessível e o conteúdo é resumido o suficiente para refrescar a memória antes de partir para algo mais aprofundado. É pra fazer aquela leitura pá-pum mesmo.

 

Um aspecto bem bacana do livro é que, ao final de todo capítulo, os autores fazem uma espécie de crossover com História do Brasil, apontando o que ocorria em nosso país na época em que determinado fato da História Geral se desenvolvia no mundo. Demais, né?

 

E qual a importância de História Mundial para o CACD?

 

Bem, a importância é enorme. No Concurso de Admissão à Carreira Diplomática de 2018 – o último realizado até o momento –, a primeira fase objetiva contou com 11 questões de História Geral das 73 totais. Foram nada mais nada menos que 15% da nota final. Entretanto, essa matéria não é cobrada em terceira fase, reservando-se espaço somente para História do Brasil e as demais disciplinas. É preciso, dessa forma, estudar todo o conteúdo cobrado em edital com estratégia, lendo o que realmente for necessário e praticando com muito exercício.

 

Não sei nem por onde começar... E agora?

 

Calma... Aqui no Sapientia, você encontrará o direcionamento certo para estudar História Mundial no nosso Curso Regular Extensivo (CRE), que acabou de começar com uma turma novinha em folha. São aulas online 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com o professor e materiais em PDF. Fora o corpo docente do Sapientia que é reconhecidíssimo no mercado. Vamos juntos?

 

>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Quer ficar antenado com tudo o que acontece no mundo da diplomacia? Então siga a gente no Facebook e no Instagram.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-sugestao-de-leitura-para-o-cacd-basicao-de-historia-mundial

ARTIGOS RELACIONADOS