
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, Sapientes!
Que Barão do Rio Branco é o maior ícone da diplomacia brasileira, isso a gente sabe, mas será que vocês estão a par de sua história? Não? Sem problemas! A sugestão de leitura de hoje vai ajudar a todos nesse quesito e, de quebra, vai propiciar uma leitura super-rápida e agradável: Rio Branco: O Brasil no Mundo, de Rubens Ricupero.
Publicada no ano de 2000, a obra trata sobre a biografia de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, em apenas 68 páginas. Sim, é bem curtinha mesmo! É para ler em uma tarde sem maiores problemas. Sem contar que Ricupero escreve de um jeito muito fluido, tornando a leitura um tanto quanto prazerosa.
Ao longo desse pequeno e valioso livro, o autor vai abordar os eventos que precederam a carreira diplomática de Rio Branco, seus anos de preparação para o posto, sua experiência no exterior, suas ações à frente da diplomacia brasileira e seu legado para o país. Tudo muito pertinente – e por que não inspirador? – para os nossos estudos.
Essa obra, infelizmente, está fora de linha e não se encontra mais disponível em livrarias. Contudo, em uma breve pesquisa em seu navegador, é possível encontrá-la em sebos virtuais e, também, em formato digital, compartilhada em blogs e páginas do Facebook. Vale a pena pesquisá-la e lê-la de cabo a rabo.
De uma forma direta ou indireta, é possível que sim. O edital do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática de 2018 – o último realizado até o momento – traz consigo um item inteiramente dedicado ao patrono da diplomacia brasileira: “A política externa: a obra de Rio Branco; sua política para o continente americano”. Trata-se de um item do conteúdo programático de História do Brasil, mas que, também, pode ser cobrado, indiretamente, em um exercício dissertativo de Língua Portuguesa, por exemplo. É um baixo custo-benefício para cobrir todas essas possibilidades, vocês não acham?
Fiquem tranquilos, pois vocês estão no lugar certo. Aqui no Sapientia, temos o melhor corpo docente reconhecidíssimo no mercado, além do Programa Primeiros Passos que vai te mostrar a melhor direção para o seus estudos rumo ao Itamaraty. Quem vem com a gente?
>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.
Até a próxima sugestão de leitura!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.