Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Biografia de Rio Branco

Sugestão de leitura para o CACD: Biografia de Rio Branco

Conteúdo postado em 14/03/2019

Olá, Sapientes!

 

Que Barão do Rio Branco é o maior ícone da diplomacia brasileira, isso a gente sabe, mas será que vocês estão a par de sua história? Não? Sem problemas! A sugestão de leitura de hoje vai ajudar a todos nesse quesito e, de quebra, vai propiciar uma leitura super-rápida e agradável: Rio Branco: O Brasil no Mundo, de Rubens Ricupero.

 

Publicada no ano de 2000, a obra trata sobre a biografia de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, em apenas 68 páginas. Sim, é bem curtinha mesmo! É para ler em uma tarde sem maiores problemas. Sem contar que Ricupero escreve de um jeito muito fluido, tornando a leitura um tanto quanto prazerosa.

 

Ao longo desse pequeno e valioso livro, o autor vai abordar os eventos que precederam a carreira diplomática de Rio Branco, seus anos de preparação para o posto, sua experiência no exterior, suas ações à frente da diplomacia brasileira e seu legado para o país. Tudo muito pertinente – e por que não inspirador? – para os nossos estudos.

 

Essa obra, infelizmente, está fora de linha e não se encontra mais disponível em livrarias. Contudo, em uma breve pesquisa em seu navegador, é possível encontrá-la em sebos virtuais e, também, em formato digital, compartilhada em blogs e páginas do Facebook. Vale a pena pesquisá-la e lê-la de cabo a rabo.

 

E pode cair sobre a vida de Rio Branco no CACD?

 

De uma forma direta ou indireta, é possível que sim. O edital do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática de 2018 – o último realizado até o momento – traz consigo um item inteiramente dedicado ao patrono da diplomacia brasileira: “A política externa: a obra de Rio Branco; sua política para o continente americano”. Trata-se de um item do conteúdo programático de História do Brasil, mas que, também, pode ser cobrado, indiretamente, em um exercício dissertativo de Língua Portuguesa, por exemplo. É um baixo custo-benefício para cobrir todas essas possibilidades, vocês não acham?

 

Mas por onde começar a estudar para o concurso?

 

Fiquem tranquilos, pois vocês estão no lugar certo. Aqui no Sapientia, temos o melhor corpo docente reconhecidíssimo no mercado, além do Programa Primeiros Passos que vai te mostrar a melhor direção para o seus estudos rumo  ao Itamaraty. Quem vem com a gente?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-sugestao-de-leitura-para-o-cacd-biografia-de-rio-branco

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS