Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Caio Prado Júnior

Sugestão de leitura para o CACD: Caio Prado Júnior

Conteúdo postado em 21/03/2019

Olá, Sapientes!

 

Como estão os estudos de nossa matéria mais amada, a Economia? De vento em popa, não é mesmo? Desesperos à parte, nossa sugestão de leitura de hoje é para dar aquele toque de História do Brasil na Economia e deixar o estudo bem mais agradável: História Econômica do Brasil, de Caio Prado Júnior.  

 

Sim, no ano passado, nós já havíamos recomendado a leitura do livro “Formação Econômica do Brasil”, de Celso Furtado neste post aqui, contudo, a obra de Caio Prado Júnior vem complementar o conteúdo de Celso Furtado e fornecer subsídios para a resolução de eventuais questões sobre o tema.

 

A obra de Caio Prado Júnior é dividida em 8 partes, em ordem cronológica, partindo de seu primeiro capítulo intitulado “Preliminares (1500-1530)” e finalizando em “A Crise de um Sistema (1930-?)”. Em 1976, o autor adicionou um adendo “Post-scriptum” e alguns anexos para uma leitura mais aprofundada de seu texto original. Trata-se de uma análise historiográfica acerca da formação de nosso país, porém com um viés econômico. Verdadeiramente um clássico!

 

“História Econômica do Brasil” teve sua primeira publicação no ano de 1945 e, por essa razão, é muito fácil encontrar a obra em sebos físicos ou virtuais. Caso queira um livro cheirando novo, é possível, também, adquirir sua edição mais recente por meio de grandes livrarias. Fica ao seu critério.

 

E a História Econômica do Brasil é importante no CACD?

 

Não tenham dúvidas que sim. No edital do Concurso de Admissão à Carreira Diplomática de 2018 – o último realizado até o momento –, História Econômica Brasileira é uma das 4 grandes áreas do conteúdo programático de Economia. Só essa área é dividida em 11 itens e cada item, ainda, é dividido em mais subitens. É bastante conteúdo mesmo! Talvez valha a pena dar uma atenção a Caio Prado Júnior e a Celso Furtado, vocês não acham?

 

Quer uma sugestão para melhorar seus estudos?

 

Durante esta semana e o comecinho da próxima, o Sapientia está realizando um Workshop on-line inteiramente dedicado a como estudar para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática. São quatro aulas de muito conteúdo, em que estão sendo discutidos os 3 Pilares para otimização de seus estudos e sendo fornecidas orientações sobre como estruturar um plano de ação totalmente focado em sua aprovação. E, claro, é totalmente gratuito.

 

A primeira e segunda aula já foram liberadas, mas não se preocupe, que ainda dá tempo de assisti-las, ok? Ah, e hoje haverá uma aula ao vivo, às 19h30, com muito mais dicas de como ter um estudo de alta performance voltado para o CACD. Então, não perca tempo e venha com a gente!

 

>>> Garanta já sua vaga no workshop clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-sugestao-de-leitura-para-o-cacd-caio-prado-junior

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS