Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Carmen

Sugestão de leitura para o CACD: Carmen

Conteúdo postado em 18/03/2022

Olá, sapientes!

 

A preparação para as provas de francês e espanhol do CACD deixam muita gente perdida, não é mesmo? Pensando nisso, o Blog Sapi trouxe uma sugestão de leitura para dar um norte para os estudos dessas duas línguas.

 

A sugestão da vez é a obra “Carmen”, um romance escrito e publicado em 1845 por Prosper Mérimée. O livro é, na verdade, um famoso conto já adaptado para o cinema, ballet, teatro e até para a ópera, de Georges Bizet. A trama se desenvolve em torno da personagem principal, Carmen, uma cigana sedutora de espírito livre, e seu namorado Dom José, um militar obsessivo e ciumento. A obsessão de Dom José por controlar Carmen é tão grande que ele acaba assassinando a mulher que ele afirma ser seu amor verdadeiro.

 

Apesar de a história se passar em um cenário espanhol, o original foi escrito em francês, não em espanhol, como muitos imaginam. Na realidade, o autor escreveu a obra inspirado pela trágica história de um casal que ele havia ouvido falar em sua viagem à Espanha em 1830.

 

Como “Carmen” é um clássico do romantismo, há adaptações em diversas línguas, sem deixar de lado aquelas adaptações próprias para o público infanto juvenil ou para estrangeiros. No último caso, é interessante notar que algumas editoras publicam clássicos como “Carmen” com níveis diferentes de dificuldade da língua, para ajudar no processo de aprendizagem das línguas. Sendo assim, você pode até encontrar no mercado adaptações de clássicos para estudantes estrangeiros com base no nível de proficiência na língua (A1, A2, B1, B2, C1 e C2, de acordo com o sistema europeu). O melhor seria ler o original, em francês, mas como o tempo é curto e a preparação para o CACD é corrida, uma boa adaptação resumida pode dar conta do recado.

 

Outra forma interessante de usar esse clássico nos estudos é na prática da tradução. Você pode, por exemplo, traduzir um trecho do livro original e comparar a sua tradução com uma tradução profissional do romance publicado em português. 

 

Você já começou a sua revisão para o CACD 2022?

 

Para você que deseja fazer uma revisão verdadeiramente eficiente para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) deste ano, o Sapientia desenvolveu o Maratona 1ª Etapa CACD, um programa intensivo de revisão para o CACD 2022, no qual você poderá revisitar o conteúdo constante no edital de forma intensiva, prática e estratégica, priorizando os temas mais recorrentes e atuais, visando a primeira fase do concurso. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre o Maratona 1ª Etapa CACD 2022 clicando aqui.

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS