Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD:  cem anos de solidão

Sugestão de leitura para o CACD: cem anos de solidão

Conteúdo postado em 29/04/2022

Olá, sapientes!

 

A dica de leitura dessa semana vai ser uma obra da literatura latino-americana que é considerada uma das mais conhecidas mundialmente.

 

“Cem anos de Solidão”, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, foi publicado originalmente em 1967 e tornou-se um destaque já nos primeiros anos de circulação. A obra retrata a trajetória de sete gerações da família Buendía, fundadora do vilarejo Macondo. A história de cada geração diverge ou repete aspectos e erros da geração anterior em uma linha temporal que acompanha a ascensão e declínio do vilarejo. A narrativa reflete, assim, as qualidades, o espírito empreendedor da identidade latino-americana, assim como os defeitos relacionados a ela. E, de forma geral, a história consegue representar os anos de glória e de crise na própria América Latina.

 

Mas o que tornou mesmo García Márquez um autor tão célebre foi seu estilo único. O autor colombiano inaugurou em “Cem anos de Solidão” o que ficou conhecido como “realismo mágico”, no qual o sobrenatural é descrito de forma objetiva e fatos rotineiros são contados como se fizessem parte do extraordinário. Fantasmas, reencarnações e criaturas desconhecidas são descritas com naturalidade pelos habitantes locais, mas com estranhamento para os viajantes de passagem. Isso pode ser entendido como uma representação da cultura latina, vista, algumas vezes, com estranhamento para aqueles que nos visitam.

 

“Cem anos de Solidão” é um livro atemporal, que leva a refletir sobre a identidade e história latino-americana. A família criada por García Márquez acaba sendo confundida com as diversas grandes famílias lationo-americanas, com sua história de revoluções, desbravamento e solidão. É inegável, assim, que García Márquez merece o título de um dos escritores mais relevantes do século XX.

 

Com isso, fica claro o motivo de “Cem anos de Solidão” ter ganhado o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Ótimo para dar uma descansada da leitura obrigatória para o CACD e ainda praticar o espanhol (porque a gente vai ler no original, né?). 

 

Quer se preparar para o CACD, mas não sabe como começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS