Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: David Harvey

Sugestão de leitura para o CACD: David Harvey

Conteúdo postado em 01/04/2022

Olá, sapientes!

 

A dica de leitura dessa semana vai ser um livro que já tem mais de trinta anos, mas que não deixa de ser referência para o estudo da atualidade. Inclusive, quem tem formação nas áreas de educação, comunicação, geografia e ciências sociais já deve ter se deparado com essa obra em algum momento da graduação. 

 

“Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural”, publicado por David Harvey em 1989, é um clássico dos estudos sobre globalização. Ele analisa as consequências culturais, políticas, econômicas e geográficas provocadas pelas transformações tecnológicas. Tudo isso sem perder de vista que o objetivo dessa obra é relacionar a estrutura do contexto atual, que ele classifica como “pós-moderno”, com os modos de produção, acumulação e comunicação mais flexíveis, possibilitados com a evolução tecnológica.

 

A obra é dividida em quatro partes: "Passagem da modernidade e pós-modernidade na cultura contemporânea"; "A transformação político-econômica do capitalismo ao final do século XX"; "A experiência do espaço e do tempo" e, para concluir, "A condição pós-moderna". Em cada uma dessas partes, é interessante notar como o raciocínio do autor é centrado em mostrar como a produção de arte, literatura e cultura são afetados pelo sistema de produção flexível do capitalismo.

 

Para quem tem dificuldade de entender as questões da globalização e da pós-modernidade, essa obra de Harvey é uma ótima opção. O livro segue uma linha de pensamento que prende a atenção do leitor, com exemplos que continuam atuais, e com uma escrita simples e clara, apesar do conteúdo acadêmico profundo.

 

Você já começou a sua revisão para o CACD 2022?

 

Para você que deseja fazer uma revisão verdadeiramente eficiente para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) deste ano, o Sapientia desenvolveu o Maratona 1ª Etapa CACD, um programa intensivo de revisão para o CACD 2022, no qual você poderá revisitar o conteúdo constante no edital de forma intensiva, prática e estratégica, priorizando os temas mais recorrentes e atuais, visando a primeira fase do concurso. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre o Maratona 1ª Etapa CACD 2022 clicando aqui.

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS