
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
A dica de leitura dessa semana vai ser um livro que já tem mais de trinta anos, mas que não deixa de ser referência para o estudo da atualidade. Inclusive, quem tem formação nas áreas de educação, comunicação, geografia e ciências sociais já deve ter se deparado com essa obra em algum momento da graduação.
“Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural”, publicado por David Harvey em 1989, é um clássico dos estudos sobre globalização. Ele analisa as consequências culturais, políticas, econômicas e geográficas provocadas pelas transformações tecnológicas. Tudo isso sem perder de vista que o objetivo dessa obra é relacionar a estrutura do contexto atual, que ele classifica como “pós-moderno”, com os modos de produção, acumulação e comunicação mais flexíveis, possibilitados com a evolução tecnológica.
A obra é dividida em quatro partes: "Passagem da modernidade e pós-modernidade na cultura contemporânea"; "A transformação político-econômica do capitalismo ao final do século XX"; "A experiência do espaço e do tempo" e, para concluir, "A condição pós-moderna". Em cada uma dessas partes, é interessante notar como o raciocínio do autor é centrado em mostrar como a produção de arte, literatura e cultura são afetados pelo sistema de produção flexível do capitalismo.
Para quem tem dificuldade de entender as questões da globalização e da pós-modernidade, essa obra de Harvey é uma ótima opção. O livro segue uma linha de pensamento que prende a atenção do leitor, com exemplos que continuam atuais, e com uma escrita simples e clara, apesar do conteúdo acadêmico profundo.
Para você que deseja fazer uma revisão verdadeiramente eficiente para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) deste ano, o Sapientia desenvolveu o Maratona 1ª Etapa CACD, um programa intensivo de revisão para o CACD 2022, no qual você poderá revisitar o conteúdo constante no edital de forma intensiva, prática e estratégica, priorizando os temas mais recorrentes e atuais, visando a primeira fase do concurso. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre o Maratona 1ª Etapa CACD 2022 clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.