Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de Leitura para o CACD: Diário de Bordo

Sugestão de Leitura para o CACD: Diário de Bordo

Conteúdo postado em 17/01/2019

Olá, Sapientes!

 

Que tal um livro para começar 2019 com a inspiração recarregada? A nossa primeira sugestão de leitura do ano é “Diário de bordo: um voo com destino à carreira diplomática”, da diplomata Claudia Assaf.

 

Publicada em 2013, a obra tornou-se referência entre aqueles que prestam o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática – o nosso famoso CACD. Ao longo de seu livro, a autora compartilha sua história sobre os desdobramentos de sua vida pessoal e profissional que a levaram a nutrir o sonho da diplomacia.

 

Fazendo uma alusão aos procedimentos de voo, Claudia nos revela cada etapa de sua trajetória, expondo, com muita sinceridade, suas dúvidas, anseios e falhas até, de fato, conquistar o tão almejado posto no Itamaraty.

 

É interessante observar como a autora fugiu dos estereótipos de como muitos imaginam que seja o perfil de um aprovado no CACD: ela não veio de uma família abastada, não se formou em uma área correlata à diplomacia – ela estudou matemática! –, teve dúvidas acerca de sua capacidade e deu duro para conciliar seus estudos com seu trabalho e sua família.

 

Um fato bem bacana em sua história – calma, não é spoiler! – é que a diplomata frustrou-se muito quando prestou seu primeiro CACD, pois ela desconhecia o concurso, mas acreditava que poderia ser aprovada com sua bagagem intelectual – e com uma dose de sorte –, mesmo sem ter estudado especificamente para isso. Infelizmente, esse acontecimento a desmotivou e ela desistiu da carreira. Entretanto, alguns anos depois, ela tirou esse sonho da gaveta e decidiu fazer o que fosse necessário para conquistá-lo.

 

Além de sua empolgante trajetória, Claudia compartilha os pormenores de sua preparação rumo à diplomacia, destacando a importância de se ter humildade em reconhecer aquilo que não sabemos e de nos conscientizarmos quanto à força de nosso alicerce, começando os estudos do zero mesmo. Back to basics!

 

O livro encontra-se disponível nos formatos de capa dura e e-book e pode ser adquirido em todas as livrarias. Leitura mais que recomendada para este início de ano.

 

Espere! Temos mais uma dica. Se você está começando agora sua preparação para o CACD, o Sapientia oferece o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. E isso vale também para aqueles que já iniciaram seus estudos e estão precisando de uma forcinha para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Quer ficar antenado com tudo o que acontece no CACD? Então siga a gente no Facebook e no Instagram.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-brexit-sair-ou-nao-sair-eis-a-questao

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS