Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Literatura Oral no Brasil

Sugestão de leitura para o CACD: Literatura Oral no Brasil

Conteúdo postado em 11/03/2022

Olá, sapientes!

 

Existe uma parte importante da avaliação do CACD que também é uma das mais ignoradas pelos ceacedistas na preparação para o concurso: o estudo da identidade nacional e da cultura única e individual de cada povo que compõe a enorme multiculturalidade do Brasil. 

 

Esse tema de identidade é o que mais aparece nas provas de segunda fase de português do CACD e tem um peso enorme na aprovação dos candidatos. Pensnado nisso, o Blog Sapi trouxe a indicação de um livro de um mestre renomado no estudo da identidade brasileira. 

 

Câmara Cascudo foi um historiador, sociólogo, musicólogo, antropólogo, etnógrafo, folclorista, poeta, cronista, professor, advogado e jornalista brasileiro. Nascido no Rio Grande do Norte do final do século XIX, esse autor derramou sobre sua obra tanto o carinho pelo povo nordestino como a própria experiência  observando a cultura desenvolvida localmente.

 

Em “Literatura Oral no Brasil”, Câmara Cascudo mostra como a alta taxa de analfabetismo no sertão nordestino não impediu o florescimento de expressões culturais; pelo contrário, construiu uma forte cultura oral, expressa no canto, dança, lendas, tradições e repentes. O pesquisador defende que a falta de integração com o resto do país manteve a região baseada em organizações de trabalho típicas do século XVIII, além de formar relações interpessoais e culturais diferentes do resto do país.

 

Interessante, não é mesmo? Só não dá para deixar essa leitura para a última hora!

 

Você já começou a sua revisão para o CACD 2022?

 

Para você que deseja fazer uma revisão verdadeiramente eficiente para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) deste ano, o Sapientia desenvolveu o Maratona 1ª Etapa CACD, um programa intensivo de revisão para o CACD 2022, no qual você poderá revisitar o conteúdo constante no edital de forma intensiva, prática e estratégica, priorizando os temas mais recorrentes e atuais, visando a primeira fase do concurso. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre o Maratona 1ª Etapa CACD 2022 clicando aqui.

Até a próxima!



sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS