
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Existe uma parte importante da avaliação do CACD que também é uma das mais ignoradas pelos ceacedistas na preparação para o concurso: o estudo da identidade nacional e da cultura única e individual de cada povo que compõe a enorme multiculturalidade do Brasil.
Esse tema de identidade é o que mais aparece nas provas de segunda fase de português do CACD e tem um peso enorme na aprovação dos candidatos. Pensnado nisso, o Blog Sapi trouxe a indicação de um livro de um mestre renomado no estudo da identidade brasileira.
Câmara Cascudo foi um historiador, sociólogo, musicólogo, antropólogo, etnógrafo, folclorista, poeta, cronista, professor, advogado e jornalista brasileiro. Nascido no Rio Grande do Norte do final do século XIX, esse autor derramou sobre sua obra tanto o carinho pelo povo nordestino como a própria experiência observando a cultura desenvolvida localmente.
Em “Literatura Oral no Brasil”, Câmara Cascudo mostra como a alta taxa de analfabetismo no sertão nordestino não impediu o florescimento de expressões culturais; pelo contrário, construiu uma forte cultura oral, expressa no canto, dança, lendas, tradições e repentes. O pesquisador defende que a falta de integração com o resto do país manteve a região baseada em organizações de trabalho típicas do século XVIII, além de formar relações interpessoais e culturais diferentes do resto do país.
Interessante, não é mesmo? Só não dá para deixar essa leitura para a última hora!
Para você que deseja fazer uma revisão verdadeiramente eficiente para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) deste ano, o Sapientia desenvolveu o Maratona 1ª Etapa CACD, um programa intensivo de revisão para o CACD 2022, no qual você poderá revisitar o conteúdo constante no edital de forma intensiva, prática e estratégica, priorizando os temas mais recorrentes e atuais, visando a primeira fase do concurso. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre o Maratona 1ª Etapa CACD 2022 clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.