
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, Sapientes!
Como estão os estudos de Noções de Direito e Direito Internacional Público? Já elegeram uma obra para ajudar neste início de preparação? Não? Então, anotem aí, porque a sugestão de leitura de hoje, além de ser bastante útil, é gratuita: Manual do Candidato: Noções de Direito e Direito Internacional Público, escrito por Alberto do Amaral Junior.
Sim, nós sabemos que os Manuais do Candidato foram retirados – esperamos que temporariamente – do site da Funag, porém, por se tratar de uma obra distribuída gratuitamente, é possível encontrá-lo com facilidade no sistema de busca do seu navegador. Portais como o Domínio Público disponibilizam, de forma livre e gratuita, obras de publicação devidamente autorizadas, incluindo vários dos manuais da Funag. Vale a pena dar uma pesquisada, não acha?
Pois bem, o Manual do Candidato que indicamos hoje cobre todo o conteúdo programático referente a Direito e Direito Internacional Público, iniciando com noções de Direito Constitucional – e seu posterior aprofundamento –, prosseguindo com pitadas de Direito Civil e Direito Administrativo e finalizando com vários temas pertinentes ao Direito Internacional Público. Ufa! É bastante coisa. E, dificilmente, você conseguirá encontrar uma obra que irá abranger somente o conteúdo cobrado em nosso edital. Dica mais que valiosa, né?
Como consideração final, é preciso ter em mente que apenas ler a obra não esgotará o edital. Trata-se de um manual indicado para os primeiros passos no conteúdo, compreendem? Dessa forma, é preciso que se aprofunde o conhecimento por meio de textos mais específicos, aulas e muitos exercícios. Nessa hora, ter a ajuda de um professor especializado em nosso concurso pode ser nossa salvação.
Não tenham dúvidas que sim. No Concurso de Admissão à Carreira Diplomática de 2018 – o último realizado até o momento –, a primeira fase objetiva contou com 6 questões, das 73 totais, inteiramente dedicadas à matéria. E, na terceira fase do concurso, Direito Interno e Direito Internacional têm uma prova exclusiva, com 4 questões dissertativas, somando até 100 pontos em sua nota classificatória final. Não tem escolha. Precisamos estudar mesmo essa matéria.
Temos uma novidade! Aqui no Sapientia, o Curso Regular Extensivo acabou de começar com uma turma novinha em folha e esse é o tipo de curso ideal para quem quer explicações detalhadas sobre todos os pontos do edital. Desse modo, você terá todo o apoio necessário, com aulas online 100% inéditas, plantão de dúvidas diretamente com o professor e materiais em PDF. Fora o corpo docente do Sapientia que é reconhecidíssimo no mercado. Partiu CRE?
>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.
Até a próxima sugestão de leitura!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.