Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: O mito da desterritorialização

Sugestão de leitura para o CACD: O mito da desterritorialização

Conteúdo postado em 11/02/2022

Olá, sapientes!

 

Desde os estudos básicos, da época do colégio, a gente geralmente entende a globalização sob um viés bastante econômico, não é mesmo? O problema é que isso pode gerar alguns probleminhas conceituais na hora de resolver a prova de geografia do CACD…

 

Sabe aquela velha história dos anos 1990 de que as fronteiras, localidades e territórios deixaram de ter importância com a globalização e que o mundo está cada vez mais homogêneo? Pois é, os geógrafos não aceitam muito bem esse papo.

 

Por isso, a sugestao de leitura dessa semana é o livro “O mito da desterritorialização: do ‘fim dos territórios’ à multiterritorialidade”, do geógrafo e professor Rogério Haesbaert. A obra está aí para acabar com as confusões sobre o assunto e mostrar que as localidades importam e que o mundo continua imensamente diverso.

 

Sobre o livro

 

No livro, o professor Haesbaert explica que, para a geografia, o conceito de território não pode ser dissociado dos usos e conflitos entres grupos que ocupam e tem poder sobre uma localidade. A tal desterritorialização, para ele, é apenas a mudança de usos ou de grupos que dominam aquele determinado espaço. Em outras palavras, a reterritorialização. 

 

O livro propõe o conceito de “multiterritorialização” como uma consequência desses constantes processos de desterritorialização e reterritorialização. Esse novo conceito apresentado representa a maior pluralidade de potencialidades que um território passou a ter com a evolução dos meios técnicos-informacionais.

 

Sendo assim, "o mito da desterritorialização" é o livro ideal para entender os conceitos de território, desterritorialização, reterritorialização e multiterritorialização. Sem esquecer que os debates sobre o contexto atual e sobre a globalização não poderiam ficar de fora desse estudo, então bora logo ler, sapientes!

 

Quer se preparar para o Concurso da Diplomacia, mas não sabe como começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS