Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: O Povo Brasileiro

Sugestão de leitura para o CACD: O Povo Brasileiro

Conteúdo postado em 25/04/2019

Olá, Sapientes!

Vamos de mais um clássico da literatura por aqui? O escolhido de hoje é O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil, de Darcy Ribeiro, já ouviram falar? Provavelmente sim, né? Pois é, estamos referenciando uma obra que levou mais de trinta anos para ser escrita e que se debruça sobre o questionamento do porquê “o Brasil ainda não ter dado certo”. Tema interessantíssimo, não acham?

 

Darcy Ribeiro foi um antropólogo que muito se dedicou a estudar a história dos povos indígenas no Brasil, contribuindo, em grande medida, com as áreas de educação, sociologia e antropologia. Juntamente ao seu amigo e educador Anísio Teixeira, foi um dos fundadores da Universidade de Brasília, no ano de 1962, a qual abriga o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pelo concurso para diplomatas.

 

O Povo Brasileiro é, de fato, uma obra essencial para quem se preocupa em estudar formação da identidade nacional, pois, por meio de uma abordagem histórico-antropológica, levanta teorias acerca de “como os brasileiros se vieram fazendo a si mesmos para serem o que hoje somos”. Mas atenção: estamos falando de um livro bastante denso, com mais de 400 páginas, que não é exatamente essencial para quem deseja ser aprovado no CACD. Nesse sentido, trata-se, apenas, de um diferencial em sua bagagem intelectual, combinado?

 

Para adquiri-lo é realmente muito fácil, pois, por se tratar de um livro não tão recente e que já teve várias edições, é possível encontrá-lo em sebos físicos e virtuais, ou, até mesmo, em uma nova edição nas várias livrarias existentes. Que tal reservar trinta minutinhos por dia para aproveitar mais esse clássico?

 

Mas em que matéria isso se encaixa?

 

No edital para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) não existe a matéria Literatura e, sim, a de Língua Portuguesa. Na primeira fase do certame, a fase objetiva, o enfoque é maior em gramática e interpretação de texto. Já na segunda fase, a qual é dissertativa, além de uma redação sobre tema geral, serão propostos dois exercícios de interpretação e análise de textos. A Literatura vai permear esses exercícios de interpretação, pois você correrá o “risco” de ter lido o trecho da obra referenciada, bem como ampliará sua bagagem cultural para fazer um eventual diálogo entre obras, caso seja possível.

 

A dica é: não é necessário ler obras literárias durante seu tempo de estudos regular. Deixe para fazer essa leitura antes de ir deitar-se. Se, todo dia, você ler um pouquinho, conseguirá finalizar várias obras, sem tomar muito o seu tempo. E, de quebra, seus sonhos podem ficar mais culturais. O que acha?

 

Como praticar redação em Português para o CACD?

 

Temos uma supernovidade para contar: abrimos uma turma novinha em folha para o Curso Regular de Redação Português. Sim, é a grande oportunidade para quem quer se preparar para essa etapa crucial do CACD. As aulas serão 100% on-line e inéditas e você terá a chance de treinar todas as técnicas necessárias para um excelente desempenho nessa fase do concurso. Sem contar que nossos professores são especialistas na prova e você estará em ótimas mãos. Não perca tempo e inscreva-se já para as aulas de Redação em Português que estão com as matrículas abertas. Mas corra, que as vagas são limitadas.

 

>>> Para conhecer mais o curso de Redação em Português clique aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-brexit-sair-ou-nao-sair-eis-a-questao

ARTIGOS RELACIONADOS