
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, Sapientes!
Hoje, nós trazemos uma sugestão de leitura para uma das matérias mais queridinhas de nosso concurso: Política Internacional. Sabemos que, para essa disciplina, normalmente, não são indicados livros inteiros, pois trata-se de um conteúdo muito dinâmico e que se desatualiza com muita facilidade.
Entretanto, quando abordamos o item 2 do edital, referente ao conteúdo programático de Política Internacional, que demanda o estudo da “política externa brasileira: evolução desde 1945, principais vertentes e linhas de ação”, as obras completas podem ser muito úteis em nossa preparação.
Nesse sentido, para completar o vasto assunto acerca da História da Política Externa Brasileira, além de nosso já conhecido Amado Cervo, sugerimos a leitura da obra Sessenta Anos de Política Externa Brasileira (1930-1990) – Volume I, organizado por José A. G. Albuquerque, Ricardo Seitenfus e Sérgio H. N. Castro.
Trata-se de uma coletânea de artigos escritos por acadêmicos e diplomatas, que expõem suas pesquisas e vivência, com o intuito discutirem a experiência brasileira na execução de sua política externa no período referido. O enfoque da obra é histórico e seus capítulos seguem uma apresentação cronológica.
O livro não possui uma publicação recente, sendo a última edição lançada em 2006. Por essa razão, é possível encontrá-lo em sebos físicos ou virtuais, ou, ainda mais facilmente, em formato digital. Vale muito a pena a sua leitura, especialmente até o período referente à política externa do governo de José Sarney. #ficaadica
De fato, Política Internacional é a matéria com maior peso na prova, afinal, ela é o cerne da diplomacia. No Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2018 – o último realizado até o momento –, a primeira fase objetiva contou com 12 questões, das 73 totais, representando, assim, 16,4% da nota só nessa etapa. E, na terceira fase do concurso, Política Internacional tem uma prova exclusiva, com 4 questões dissertativas, somando até 100 pontos em sua nota classificatória final. Não tem jeito. Se existem matérias em que devemos ser bons para o concurso, Política Internacional, certamente, é uma delas.
Respire fundo, pois nós temos a solução. Aqui no Sapientia, o Curso Regular Extensivo, que há pouco começou, é o tipo de orientação ideal para quem quer explicações detalhadas sobre todos os pontos do edital. Desse modo, você terá todo o apoio necessário, com aulas on-line 100% inéditas, plantão de dúvidas diretamente com o professor e materiais em PDF. Fora o corpo docente do Sapientia que é reconhecidíssimo no mercado. Não há tempo a perder. Vem com a gente pro CRE!
>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.
Até a próxima sugestão de leitura!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.