Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Raízes do Brasil

Sugestão de leitura para o CACD: Raízes do Brasil

Conteúdo postado em 11/04/2019

Olá, Sapientes!

 

Hoje é dia de clássico por aqui. Vocês provavelmente já ouviram falar de Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, não é mesmo? E vocês sabiam que esse livro vem muito a calhar para o nosso concurso? Isso porque estamos falando de um clássico de literatura que é considerado uma das obras fundadoras da historiografia moderna brasileira. É muita responsabilidade em menos de 200 páginas, não acham?

 

Raízes do Brasil foi publicado em 1936, com intuito de analisar “algumas das mazelas de nossa vida social, política e afetiva, entre elas a incapacidade secular para separar o espaço público do privado”. A obra vai afundo para buscar as origens de nossa identidade nacional.

 

Ah, e não se esqueçam de buscar o tão difundido conceito de “homem cordial”, por esse livro perpetrado, e extremamente útil na análise acerca de nosso processo social. Verdadeiramente uma obra-prima que deve figurar a prateleira de nossas estantes.

 

Para adquiri-lo é realmente muito fácil, pois, por se tratar de um livro antigo que já teve várias edições, é possível encontrá-lo em sebos físicos e virtuais, ou, até mesmo, em uma nova edição nas várias livrarias existentes. Partiu reservar meia horinha por dia para saborear esse clássico?

 

Mas em que matéria isso se encaixa?

 

No edital para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática não existe a matéria Literatura e, sim, a de Língua Portuguesa. Na primeira fase do certame, a fase objetiva, o enfoque é maior em gramática e interpretação de texto. Já na segunda fase, a qual é dissertativa, além de uma redação sobre tema geral, serão propostos dois exercícios de interpretação e análise de textos. A Literatura vai permear esses exercícios de interpretação, pois você correrá o “risco” de ter lido o trecho da obra referenciada, bem como ampliará sua bagagem cultural para fazer um eventual diálogo entre obras, caso seja possível.

 

A dica é: não é necessário ler obras literárias durante seu tempo de estudos regular. Deixe para fazer essa leitura antes de ir deitar-se. Se, todo dia, você ler um pouquinho, conseguirá finalizar várias obras, sem tomar muito o seu tempo. E, de quebra, seus sonhos podem ficar mais culturais. O que acha?

 

E como praticar redação em Português para o CACD?

 

Temos uma supernovidade para contar: abriremos uma turma novinha em folha para o Curso Regular de Redação Português. Sim, é a grande oportunidade para quem quer se preparar para essa etapa crucial do CACD. As aulas serão 100% on-line e inéditas e você terá a chance de treinar todas as técnicas necessárias para um excelente desempenho nessa fase do concurso. Sem contar que nossos professores são especialistas na prova e você estará em ótimas mãos. Não perca tempo e inscreva-se já para as aulas abertas de Redação em Português e Inglês que vão acontecer na próxima semana!

 

>>> Para assistir às aulas abertas de Redação gratuitamente é só se inscrever aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-sugestao-de-leitura-para-o-cacd-raizes-do-brasil

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS