Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de Leitura para o CACD: Revolução Francesa

Sugestão de Leitura para o CACD: Revolução Francesa

Conteúdo postado em 18/04/2019

Olá, Sapientes!

 

Como andam os estudos em História Mundial? Se vocês já começaram a se debruçar sobre essa matéria amada por muitos aspirantes à carreira diplomática, provavelmente já passaram pelo memorável período em que ocorreu a Revolução Francesa, não é mesmo? Sim, nós sabemos que essa parte da História, que vem logo no comecinho de nossos estudos, pode se tornar um pouco traumática, especialmente quando nos deparamos com as várias fases desse movimento, as suas divisões sociais e as coalizões políticas.

 

É pensando nessa dificuldade, que trazemos a sugestão de leitura desta semana: A Revolução Francesa explicada à minha neta, escrita pelo historiador francês Michel Vovelle. Pelo título, ficamos um pouco ressabiados sobre a obra ser demasiadamente simplificada, porém, surpreendentemente, ela traz reflexões muito pertinentes e esclarecedoras acerca desse momento histórico.

 

Trata-se de um diálogo entre um avô e sua neta, no qual ele explica, com bastante clareza, o contexto da Revolução, suas causas, detalhes e consequências. Tudo isso em apenas 101 páginas. É, de fato, o tipo de livro que você lê “em uma sentada”. Contudo, é preciso lembrar que nem todos os pontos desse movimento são explorados com profundidade, no entanto, a obra pode ser considerada um resumo bem didático escrito a todos os iniciantes no assunto.

 

Como sua edição mais atual foi publicada em 2007, pela Editora Unesp, é possível encontrá-lo, a um preço bem acessível, nas diversas livrarias do país, ou, até mesmo, de segunda-mão, em sebos físicos ou virtuais. É um ótimo custo-benefício para cobrir um assunto tão caro à nossa preparação rumo ao Itamaraty.

 

E qual a importância de História Mundial para o CACD?

 

Bem, a importância é enorme. No Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2018 – o último realizado até o momento –, a primeira fase objetiva contou com 11 questões de História Geral das 73 totais. Foram nada mais, nada menos que 15% da nota final. Entretanto, essa matéria não é cobrada em terceira fase, reservando-se espaço somente para História do Brasil e as demais disciplinas. É preciso, dessa forma, estudar todo o conteúdo cobrado em edital com estratégia, lendo o que realmente for necessário e praticando com muito exercício.

 

Não sei nem por onde começar... E agora?

 

Calma... Aqui no Sapientia, você encontrará o direcionamento certo para estudar História Mundial no nosso Curso Regular Extensivo (CRE). As aulas são on-line, 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com o professor e materiais em PDF. Fora o corpo docente do Sapientia que é reconhecidíssimo no mercado. Quem vem com a gente?

 

>>> Conheça mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-sugestao-de-leitura-para-o-cacd-revolucao-francesa

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS