Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Território e sociedade - entrevista com Milton Santos

Sugestão de leitura para o CACD: Território e sociedade - entrevista com Milton Santos

Conteúdo postado em 13/05/2022

Olá, sapientes!

 

É muito interessante notar que, em todas as suas obras, Milton Santos discute questões sociais relacionadas com o que há de mais relevante para a pesquisa geográfica: o território e o espaço. E é claro que em “Território e sociedade: entrevista com Milton Santos” isso não poderia ser diferente! 

 

Produzido pela cooperação entre Milton Santos com os seus três entrevistadores, a geógrafa Odette Seabra, a socióloga Mônica de Carvalho e o jornalista José Corrêa Leite, apesar de ser um livro relativamente pequeno, com pouco mais de cem páginas, ele proporciona uma profunda reflexão sobre a geografia e a sociedade do Brasil e do mundo. Além disso, ainda que tenha sido publicada pela primeira vez há mais de vinte anos, essa obra continua bastante atual e relevante para o estudo das questões contemporâneas. 

 

Em meio ao bate-papo com Milton Santos, o geógrafo expressa suas ideias de forma criativa, sarcástica e, às vezes, dura. Como já é de praxe em seus outros livros e publicações que ele tenha feito parte, neste livro, o geógrafo aborda criticamente temas como a globalização, a ideologização da vida social e o papel da geografia crítica para a formação dos cidadãos.

 

O livro divide-se em duas partes. A primeira parte retoma e analisa a carreira e a produção acadêmica de Milton Santos. Já a segunda, trata do homem de forma mais pessoal, seguindo por memórias que tem como plano de fundo o desenvolvimento do próprio Brasil: de uma sociedade agrária para uma sociedade urbana e industrial em um espaço de tempo que poucos países vivenciaram.

 

Não dá para negar também que a forma como o livro foi escrito é bastante interessante e criativa, podendo, então, servir de material para a prática de traduções e até mesmo, em alguns trechos, para a prática do resumo de português. Ou seja, vle a pena conferir essa obra!

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?

 

>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

 

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS