
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
É muito interessante notar que, em todas as suas obras, Milton Santos discute questões sociais relacionadas com o que há de mais relevante para a pesquisa geográfica: o território e o espaço. E é claro que em “Território e sociedade: entrevista com Milton Santos” isso não poderia ser diferente!
Produzido pela cooperação entre Milton Santos com os seus três entrevistadores, a geógrafa Odette Seabra, a socióloga Mônica de Carvalho e o jornalista José Corrêa Leite, apesar de ser um livro relativamente pequeno, com pouco mais de cem páginas, ele proporciona uma profunda reflexão sobre a geografia e a sociedade do Brasil e do mundo. Além disso, ainda que tenha sido publicada pela primeira vez há mais de vinte anos, essa obra continua bastante atual e relevante para o estudo das questões contemporâneas.
Em meio ao bate-papo com Milton Santos, o geógrafo expressa suas ideias de forma criativa, sarcástica e, às vezes, dura. Como já é de praxe em seus outros livros e publicações que ele tenha feito parte, neste livro, o geógrafo aborda criticamente temas como a globalização, a ideologização da vida social e o papel da geografia crítica para a formação dos cidadãos.
O livro divide-se em duas partes. A primeira parte retoma e analisa a carreira e a produção acadêmica de Milton Santos. Já a segunda, trata do homem de forma mais pessoal, seguindo por memórias que tem como plano de fundo o desenvolvimento do próprio Brasil: de uma sociedade agrária para uma sociedade urbana e industrial em um espaço de tempo que poucos países vivenciaram.
Não dá para negar também que a forma como o livro foi escrito é bastante interessante e criativa, podendo, então, servir de material para a prática de traduções e até mesmo, em alguns trechos, para a prática do resumo de português. Ou seja, vle a pena conferir essa obra!
Ser diplomata está em seus planos?
Se você está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?
>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.