Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura: Waltz e a questão nuclear!!

Sugestão de leitura: Waltz e a questão nuclear!!

Conteúdo postado em 27/04/2018

Olá, amigas e amigos!

 

Hoje, nossa indicação de leitura é relativa ao estudo de Política Internacional, mais especificamente ao estudo da questão nuclear, em razão do dia histórico para o processo de distensão e de desnuclearização da península coreana por meio do encontro entre os líderes Kim Jong-um e Moon Jae-in hoje em Panmunjom.

 

Nesse contexto, é importante recordarmos teorias de relações internacionais que balizaram as principais decisões internacionais do século XX. Historicamente, duas delas foram dominantes por muito tempo: o realismo e o liberalismo. Já a partir da década de 1970, porém, começaram a surgir desafios cada vez mais consistentes, principalmente oriundas de áreas mais à esquerda do espectro político.

 

A leitura de hoje ficará por conta de um dos teóricos mais importantes do Realismo – Kenneth N. Waltz. Desenvolvedor da teoria do Realismo Estrutural ou Neorrealismo, Waltz resgata o realismo diante de críticas ferrenhas ao realismo na década de 1970.

 

Sem mais delongas, gostaria, então, de deixar a vocês como sugestão de leitura um artigo de Waltz publicado pela Foreign Affairs – Why Iran Should Get the Bomb – ainda em 2012, mas que ajuda a compreender a questão do balanço de poder a partir do poderio nuclear.

 

Waltz, um dos teóricos mais influentes das relações internacionais, expressa um grau de neutralidade sobre as consequências da proliferação nuclear que a maioria dos membros do establishment da política externa considerou ou ainda considera estranhamente compreensível.

 

Aparentemente, pode parecer anacrônica e descontextualizada a indicação…Fica a indicação!! Leia e verá que se passaram 5 anos de sua publicação, 4, de sua morte e sua análise e discussão continuam, sem dúvida, bem atuais.

 

Bons estudos e fique ligado no Blog Sapi!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS