Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Tá bocejando? Veja dicas para não deixar o sono atrapalhar sua jornada rumo ao Itamaraty!

Tá bocejando? Veja dicas para não deixar o sono atrapalhar sua jornada rumo ao Itamaraty!

Olá, sapientes!

 

Já estamos a menos de um mês do CACD 2018. O tempo voa, não é mesmo?

 

Mesmo nessa reta final, para muita gente o sono ainda é um grande vilão dos estudos. Você senta para estudar, vem o primeiro bocejo, o olho pesa… epa, você ainda está aí?

 

Não se preocupe: o Sapi reuniu algumas dicas para te ajudar a regular o sono. Vem com a gente!

 

1. Durma bem


Para começo de conversa, é preciso mudar alguns conceitos. O sono não é o vilão, ele é um grande aliado. E tudo isso começa com uma noite de sono bem-dormida.

 

É durante o sono que o cérebro renova sua energia e fixa a memória, o que é essencial para que todo o esforço que você fez durante o dia estudando não seja em vão.

 

A quantidade de horas de sono por noite varia de pessoa para pessoa. Você precisa testar: quantas horas te fazem aguentar o dia sem se sentir cansado?

 

Muitos ceacedistas relatam ter dificuldade para dormir, o que, infelizmente, é normal, devido à pressão do concurso. Se você também sente isso, pode ser importante procurar acompanhamento médico. Seu sono é fundamental para sua vida, e não só para a prova.

 

2. Conheça seus hábitos


Ninguém é produtivo o tempo todo, tampouco nos mesmos horários. Por isso, é importante se conhecer: quando é que você produz melhor?

 

Não adianta montar um horário de estudos em que você vai ficar se sentindo cansado. Escolha as horas em que você se sente mais alerta para fazer o trabalho mais pesado!

 

Ah, e uma dica: as provas do CACD acontecem sempre pela manhã e tarde. Que tal treinar para ser o seu melhor nesses horários.

 

3. Use as matérias a seu favor


Nossa disposição também muda com o estímulo que estamos recebendo. Se, ao acordar, você sente que seu cérebro não “pegou no tranco” ainda, experimente começar o dia com uma matéria que você tem mais facilidade. Ao mesmo tempo, muitos ceacedistas preferem já iniciar com matérias mais difíceis, já que podem acabar postergando se deixarem para depois.

 

E você, com qual dessas estratégias você concorda?

 

4. Deixe o ambiente bem iluminado


Para dormir, recomenda-se deixar o quarto em escuridão total: a luz estimula nossa mente (mesmo se não estiver incidindo diretamente em nossos olhos), e, para o sono, a mente precisa estar relaxada.

 

Pelo mesmo motivo, seu ambiente de estudos deve estar bem iluminado. Assim, você afasta as chances de sentir aquele soninho na hora de fazer um fichamento, por exemplo.

 

5. Designe lugares específicos para estudo


Todo objeto tem uma função, e é importante saber distingui-las. Se você estuda sentado no sofá, ou deitado na cama, está a um passo de cair no sono. Afinal, nem sofá nem cama foi criado para estudar, não é mesmo?

 

É importante designar um lugar específico para estudar, e apenas para isso. Assim, quando você estiver em seu ambiente de estudos, seu cérebro não vai receber estímulos para outras coisas 一 o foco será o estudo, e tão somente ele.

 

6. Faça uso de estimulantes 一 mas com cuidado!


Tá, vamos admitir: às vezes, só aquele cafezinho salva!

 

Muitos estudantes usam estimulantes para aguentar as sessões de estudo: chá mate, café, energético, cápsulas de cafeína, pó de guaraná… não são poucos produtos disponíveis por aí.

 

Não tem problema você usar algum estimulante. Porém, atenção: tudo em excesso pode ser danoso ao corpo. Por isso, recomenda-se também verificar com um médico ou nutricionista sobre as consequências do uso de algum desses produtos.

 

Além disso, cuidado com as experiências: já estamos há menos de um mês do CACD 2018, e agora não é o melhor momento para testar coisas novas. Que tal focar no que você já sabe que funciona para você?

 

7. Intercale estudo e exercício


Uma rotina regular de exercícios é uma excelente maneira de melhorar sua disposição em todas as esferas da sua vida, inclusive nos estudos. Claro, no começo você pode se sentir cansado, mas é só o tempo de se acostumar. Além disso, é um hábito para levar pra vida toda!

 

8. Tire um cochilo


Se não pode vencê-los… junte-se a eles!

 

Às vezes o melhor caminho é ceder mesmo. Não adianta insistir numa sessão de estudos se você depois não vai reter nada dela por estar cansado. Um cochilo pode ser a melhor maneira de não só fixar o que você acabou de estudar, como também voltar com tudo para as sessões seguintes. Agora, atenção: é cochilo, não é para passar horas dormindo, hein?

 

Além disso, cuidado para não confundir sono com preguiça. Com o sono realmente não tem como brigar, ele só vai embora se você dormir. Já a preguiça é apenas seu cérebro sendo malandro… dê um estímulo, deixe claro como aquela sessão de estudos é importante, e você vai ver que ele volta para os eixos.

 

Curtiu as dicas? Tem alguma outra sugestão para espantar o sono? Conta pra gente!

 

Ah, e não se esquece de seguir o Sapi no Instagram e no Facebook.

 

Até a próxima!

ARTIGOS RELACIONADOS