Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Tá pistola? Vem conferir o novo guia de estudos do CACD!

Tá pistola? Vem conferir o novo guia de estudos do CACD!

Olá, sapientes!

 

Como vão os estudos para o CACD 2018? Melhores, agora que o Brasil foi eliminado?

 

Se você achava que não dava para conciliar Copa e estudos, o tema do post de hoje vai te provar o contrário…

 

Já conhece os Guias de Estudos?


Que passar no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata não é fácil, todo mundo já sabe. Por isso, para dar aquela forcinha, todos os anos o Instituto Rio Branco publica um Guia de Estudo com as melhores respostas do concurso do ano anterior (se você quiser, temos um artigo que explica tudo sobre os guias de estudo. Confira aqui).

 

Desde 2013, entretanto, são os próprios aprovados que assumiram a missão de publicar o guia. Assim nasceram os guias dos animais: cada ano, a turma de aprovados adota um mascote para nomear o seu guia. Até agora, temos:

 

- 2013: Guia do Filhote de Gnu

- 2014: Guia do Calango Lumbrera

- 2015: Guia do Orlando Lagartixa

- 2016: Guia do Texugo Melívoro

 

Todos os guias estão disponíveis no blog Guias IRBr, criado especialmente para disponibilizá-los.

 

Pois é, a novidade é que o guia de 2017 acabou de ser lançado. Em pleno ano de Copa, a turma anunciou que o mascote seria… o Canarinho Pistola!

 

A escolha não foi fácil, e vários nomes se sobressaíram no processo. Mas, no final, venceu o Canarinho. E por quê? A turma explica assim:

 

O cacdista deve ser como o Canarinho Pistola: sem ilusões, focado, com sangue nos olhos e sem firulas de erudição. Não deve preocupar-se em parecer um intelectual, mas, sim, em ser um diplomata. Deve passar no concurso, e não ser um gênio. Deve jogar bonito, ser objetivo e pragmático, sabendo cair e levantar.

 

Falou bonito, não é mesmo?

 

Perfil dos aprovados


Como de praxe, o Guia do Canarinho Pistola traçou um perfil da Turma do Instituto Rio Branco 2017-2019. A turma é composta de trinta pessoas, sendo onze mulheres e dezenove homens. Mais da metade dos aprovados vêm de apenas três unidades da Federação: SP, MG e DF. Direito (12) e Relações Internacionais (9) são as graduações mais frequentes entre eles.

 

O tempo médio de preparação foi de quatro anos e meio, e quase metade da turma (14) conciliou trabalho e estudos. Todos recorreram a cursos preparatórios em algum momento – muitos, inclusive, foram alunos aqui do Sapi, como Paulo Guedes, aprovado em primeiro lugar, e Matheus Hoscheidt!

 

Como usar o guia?


Como dito anteriormente, os guias de estudo são ferramentas poderosas para quem está na trajetória rumo ao Itamaraty. Com o Guia do Canarinho Pistola não é diferente: lá, você pode conferir as melhores (e as piores!) respostas em cada uma das questões da Segunda e da Terceira Fase do CACD 2017. Lembrando que, nessas fases, as questões são discursivas.

 

Ter acesso às respostas dos aprovados é um norte para você estruturar seus próprios textos quando estiver estudando. Além disso, ver as piores respostas também dão dicas sobre o que não fazer no CACD.

 

O guia também é interessante mesmo para quem está iniciando os estudos: é uma maneira de ver que as respostas não são nada do outro mundo. São, sim, fruto de muito esforço, mas qualquer pessoa dedicada consegue atingir! Além disso, tem o efeito psicológico de ver que até os aprovados tiram nota 0 em alguma questão!

 

E aí, pronto pra sair da jaula e se aventurar com o Guia do Canarinho Pistola?

 

Para saber mais novidades sobre o Concurso de Diplomata, siga o Sapi no Facebook e no Instagram!

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS