Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Tem bicho novo na fauna do CACD: a imperdível Capivara Cética

Tem bicho novo na fauna do CACD: a imperdível Capivara Cética

Conteúdo postado em 14/06/2019

Olá, Sapientes! :)

 

De pouquinho a pouquinho, com uma novidade atrás de outra, o CACD parece estar cada dia mais perto. E, enquanto a Portaria não sai, temos uma novidade daquelas para você. Acabou de sair do forno o Guia de Estudos deste ano, desenvolvido por aqueles aprovados no Concurso do Itamaraty em 2018.

 

Desde 2013, quando começou a ser produzido pelos candidatos recém-aprovados, o nome dos Guias traz sempre um animal inusitado. Este ano não foi diferente: eis que surge o Guia da Capivara Cética. Por quê?

 

"O Instituto Rio Branco é um ecossistema complexo e raro. Alguns especialistas até diriam que ele se assemelha à irregular geografia do Extremistão. Seu jardim interno abriga uma fauna excêntrica, pouco conhecida pelo brasileiro, mas que, desde a saudosa catalogação do “Filhote de Gnu”, atrai gerações de cacdistas. Nesse meio ambiente singular, repleto de armadilhas e protocolos, surge, todos os anos, uma nova espécie. Em 2018, a Capivara Cética, também conhecida como Capybara escéptica, soma-se à fauna rio-branquina.

 

A capivara é o maior roedor do mundo, um animal que só existe no continente sulamericano, ou seja, uma preciosidade das terras baixas del mundo hispánico. Trata-se de um produto de milênios de isolamento geográfico e de um animal que, mais importante, triunfou diante da concorrência selvagem de seus pares. Sua semelhança com o cacdista é, portanto, tão evidente quanto a probabilidade de um cisne negro (sic), já que cabe a essa rara espécie concurseira superar o brutal estado de natureza cespiano para alcançar, finalmente, o seu habitat natural nos plácidos espelhos d’água do Palácio Itamaraty.

Ao leitor não convencido da semelhança entre a capivara e o cacdista, apelamos a argumentos de autoridade. Segundo a Wikipedia, a capivara é um animal que, sendo “extremamente adaptável, pode ocorrer em ambientes altamente alterados pelo ser humano”, tais como a banca de terceira fase ou, ainda, salas de prova sem ar condicionado. Mais: “as capivaras são animais sociais, vivendo em bandos que em média têm entre 10 e 30 animais”, sendo que, antigamente, era possível deparar-se com grupos de até 100 capivaras... Por fim, as capivaras passam a maior parte do dia submersas, boiando na superfície da água, plenas; quem as vê de fora chega a pensar que são animais preguiçosos, relapsos. Mal desconfiam que as capivaras estão ali dedicando-se à laboriosa e silente arte da sobrevivência, a qual é um mistério para seus demais parentes roedores. Agora sim, o leitor já começa enxergar as semelhanças entre a amigável capivara e o cacdista. Mais: dá-se conta de que o cacdista deveria agir e pensar como uma capivara. Afinal, como diz um popular ditado das redes sociais: “always be yourself, unless you can be a capybara. Then always be a capybara”.

 

(Guia da Capivara Cética: as melhores (e as piores) respostas dos aprovados no CACD 2018

Turma do Instituto Rio Branco 2018 – 2020 - p. 1 e 2)



Neste ano, o guia adotou uma formatação que promete valorizar a legibilidade, mas essa não é a única inovação. Além das tradicionais melhores e piores respostas entre os aprovados, a Capivara Cética também conta com as chamadas "NOTAS MÉDIAS" (ou seja, as respostas que receberam notas intermediárias, nem mais altas, nem mais baixas); além dos recursos interpostos, respostas aos recursos e outros conteúdos preciosos que certamente serão úteis para a sua preparação.

 

Sem mais delongas, acesse aqui o Guia da Capivara Cética: Melhores e piores respostas dos aprovados no CACD 2019.

 

 

E como eu faço para lembrar todos esses assuntos na hora da prova?

 

Que tal aproveitar a inspiração dos aprovados para começar a se aquecer de vez para a revisão rumo à 1a Fase do próximo concurso? A gente acabou de lançar uma super promoção de lançamento da Maratona 1ª Etapa 2019, nosso intensivo de revisão para a prova objetiva do concurso 2019. Aulas on-line inéditas baseadas em resolução de questões e revisão dos tópicos mais quentes você encontra clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS