Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Professores Indicam

Uma leitura clara sobre neoliberalismo para o CACD

Uma leitura clara sobre neoliberalismo para o CACD

Conteúdo postado em 28/06/2019

Olá, Sapientes.

O entendimento de termos como coletivismo e neoliberalismo deve ser feito de maneira contextualizada e, muito mais do que estar bem embasado para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, a compreensão dos termos é importante para entendermos a sociedade nos dias de hoje.

A nossa indicação de hoje parte do nosso professor de inglês, Todd Marshall. Ele nos indicou um pequeno ensaio denominado “Neo-Liberalism and its Porspects” (1951), escrito por Milton Friedman, no qual ele descreve suas definições do socialismo e do capitalismo da época. Veja o que nosso professor destaca sobre a obra:

No mundo de hoje, em que claramente percebemos um movimento do pêndulo para a direita, vemos também uma forte tendência focada em assuntos de economia e neoliberalismo. Para melhor compreender esses conceitos, precisamos voltar no tempo para analisar o que os fundadores da teoria realmente propuseram. No seu pequeno ensaio, “Neo-Liberalism and its Prospects” (1951), Milton Friedman, de uma maneira clara e objetiva, descreve as suas definições dos termos “coletivismo” (o Socialismo da época) e o “neoliberalismo” (o capitalismo da época), comparando e contrastando os conceitos e a realidade econômica do mundo pós-segunda guerra mundial.

Esse artigo é fundamental para entendermos as retóricas mundiais sobre o neoliberalismo no mundo atual. Tenho certeza, que esse pequeno ensaio vai angariar valiosa informação nos seus estudos para o CACD. Boa leitura!

 

Você pode conferir o artigo na íntegra clicando aqui.

 

Como vai a preparação para a CACD 2019?

 

 

Além de praticar o uso das línguas estrangeiras para o CACD e dominar o surgimento de conceitos-chave, como o da dica de hoje, este é um bom momento para você iniciar uma revisão de tudo aquilo que já foi estudado. Por isso, temos uma boa notícia para você. As matrículas do Maratona 1ª etapa 2019 estão abertas. Corra para garantir o 2º lote de uma revisão totalmente voltada para a primeira fase do concurso e verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o CACD. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do concurso para diplomata. E, ainda, você terá uma garantia incondicional de atualização, o que significa que, caso o edital de 2019 traga itens inéditos em seu conteúdo programático, não haverá nenhuma cobrança adicional para cobrir esses tópicos. Sensacional, certo? 

 

>>> Saiba mais sobre o 2º lote do curso Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-uma-leitura-clara-sobre-neoliberalismo-para-o-cacd

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS