Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Vai uma ajudinha? Conheça sites especializados em conteúdo para o CACD!

Vai uma ajudinha? Conheça sites especializados em conteúdo para o CACD!

Olá, sapiente!


E aí, força total nessa última etapa do CACD 2018?


Se você está com dificuldades para manter o foco nessas duas últimas semanas, não se preocupe: isso é totalmente normal. Mas não é hora de deixar a peteca cair! Não pense no que você não fez, mas no que você ainda pode fazer nessa reta final. O tempo pode ser curto, mas ele é suficiente para revisar assuntos-chave.


Agora, se você está com sangue nos olhos para o CACD 2018, mas já não aguenta mais resolver questões, pode contar com o Sapi!

 

Do dia 20 ao dia 24 de agosto, acontecerá o Hora H: um evento on-line, com 12 horas de revisão para o CACD e com os melhores professores da casa!

Não perca seu tempo e faça sua inscrição aqui.

 

E para seguir o embalo, vamos te recomendar alguns sites para encontrar conteúdo especializado para o CACD. Vamos nessa?

 

Guias de Estudo IRBr


Como já mencionamos aqui algumas vezes, os guias de estudo são uma ferramenta poderosa para o ceacedista. Isso porque o guia compila as melhores respostas nas fases avançadas dos diplomatas aprovados de cada ano.

 

Desde 2013, o guia é produzido pela própria turma de aprovados (e agora eles vêm com nomes superbacanas!). Mas você também tem acesso aos guias de 2012 para trás no site do Ministério das Relações Exteriores.

 

Guias IRBr 2013-2017: https://guiasirbr.wordpress.com/guias-anteriores/

 

Guias anteriores: http://www.institutoriobranco.itamaraty.gov.br/editais-e-guias-de-estudo

 

Manuais do Candidato da FUNAG


A FUNAG (Fundação Alexandre de Gusmão) publicou diversos manuais de cada matéria do CACD, com conteúdo específico para auxiliar os aspirantes à carreira de diplomata, escritos por professores renomados da área (alguns, inclusive, já foram membros da banca).

 

Os manuais são extensos e alguns estão desatualizados (a edição mais recente do de Política Internacional, por exemplo, foi lançada em 2012), por isso é interessante contar com a ajuda de um professor para saber que seções são mais importantes.

 

Você pode baixar todos os manuais gratuitamente, ou adquirir uma cópia física, clicando aqui.

 

Notas oficiais do Itamaraty


Uma das partes de fundamental importância nos estudos para o CACD é saber a posição oficial brasileira em temas de política externa. Nesse sentido, as notas à imprensa emitidas pelo Itamaraty são importantes fontes de conteúdo.

 

Claro, muitas notas tratam de acontecimentos comuns da rotina diplomática — a acreditação de embaixadores, por exemplo —, mas outras tratam de atualidades e possíveis temas quentes para a prova — como a notícia sobre o Escritório Regional do “Banco dos BRICS” em São Paulo. Por isso, vale a pena acompanhar as notas periodicamente, como a leitura de um jornal.

 

Acesse todas as notas aqui.

 

Informações de comércio exterior — MDIC


O site do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (conhecido pela sigla antiga, MDIC) compila informações importantes sobre a balança comercial brasileira, tema frequente nas provas do CACD.

 

Mas atenção: cuidado para não se perder lá dentro e ir atrás da exportação de maçã para a Botsuana! Aqui, é importante fazer comparações agregadas entre os anos (o saldo da balança comercial de 2017 foi positivo ou negativo?), bem como verificar quem são os principais parceiros comerciais do Brasil. É interessante contar com a ajuda de um professor nessa área.

 

 

 

E aí, gostou das dicas? Lembrando que você também pode encontrar tudo sobre o CACD nas páginas do Sapi no Facebook e no Instagram!

Até a próxima!

ARTIGOS RELACIONADOS