
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Dando continuação ao nosso pequeno quadro da análise e dicas para a preparação para as matérias exigidas no CACD, chegou a vez de falarmos sobre a prova de Direito, que engloba direito constitucional, administrativo e direito internacional (público e privado).
Na primeira fase, das 73 questões objetivas, 6 são de Direito. Olhando assim, há quem pense em negligenciar a matéria. No entanto, pelo nível de dificuldade da prova e pela própria competência dos candidatos, o mais correto é se dedicar a todas as matérias, até porque, por ser uma matéria mais sistemática e objetiva, o estudo de Direito pode garantir preciosos pontos! No CACD, cada acerto vale (e muito).
Para a primeira fase, sem dúvida alguma, a melhor forma de estudar de Direito é por meio da leitura da “lei seca” e da resolução de questões. Foi por esse motivo que falamoms acima sobre como a matéria pode facilitar sua aprovação para as demais fases. Diferentemente de História, por exemplo, que depende de leituras mais interpretativas, a prova de Direito é um “copia e cola” da legislação, em geral. Mas nada de só investir em "decoreba", viu? É preciso compreender o que está sendo estudado para, de fato, aprender e absorver o conteúdo.
No que concerne à terceira fase, uma dica importante é conseguir o domínio de alguns termos no “juridiquês”. Para cada disciplina, há uma “linguagem” própria. No caso do Direito, isso fica ainda mais evidente. Com isso, o dicionário jurídico para o CACD do Blog Sapi pode (e vai) te ajudar muito nessa parte.
Também vale lembrar que há temas que tangenciam várias outras matérias; portanto, não resolva a prova de Direito com termos de Política Internacional. Os examinadores notam isso!
Quer melhorar ainda mais a sua preparação para o CACD?
Se você está começando agora ou deseja melhorar a sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapientia acaba de abrir uma turma novinha para o Programa Primeiros Passos, que vai te ajudar a traçar a melhor estratégia de estudos para o concurso e sistematizar seu planejamento. Trata-se de um treinamento 100% on-line, desenvolvido sob medida para quem precisa de orientações básicas para engatar de vez os estudos para o CACD. E isso vale, também, para aqueles que já iniciaram sua preparação e estão precisando de uma forcinha extra para atualizar suas estratégias. E aí, curtiu?
>>> Conheça mais sobre o Programa Primeiros Passos clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.