
Fatos Históricos
30 anos da ECO-92
Um pouco de história e um pouco de política internacional. Continue lendo para saber mais sobre essa Conferência!
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
O Partido Comunista Chinês (PCC) realmente tem muito o que comemorar. Não só sobreviveu a diversas crises, como também está em um de seus melhores momentos. Se alguém falasse, há trinta anos, que o PCC comemoraria o seu centenário, poucos concordariam com essa afirmação. Sendo assim, vamos entender um pouco mais sobre esse partido!
A China como a segunda maior economia do mundo
A ideia geral nos anos 1990 era de que o PCC seria o próximo a cair após o fim da União Soviética em 1991, mas o governo comunista da China acabou tornando o país na segunda maior economia do mundo, o que fez com que muitas pessoas acreditassem na possibilidade de essa nação logo supere os Estados Unidos.
Repressão política
É muito provável que isso só tenha sido possível por conto do autoritarismo no funcionamento do Partido Comunista Chinês. Talvez, o partido só tenha conseguido sobreviver tanto tempo por causa da forte repressão aos protestos, como ocorreu no massacre da praça de Tiananmen, em 1989. Atualmente, apesar da abertura comercial e da flexibilização do mercado chinês, a repressão política não diminuiu, podendo até ter sido intensificada.
O Partido Comunista Chinês faz uso do desenvolvimento tecnológico para evitar que dissidências sejam fortalecidas. Por todos os, lados há câmeras funcionando com softwares de reconhecimento facial. Além disso, a mídia em geral e as redes sociais são monitoradas e censuradas. O resultado de tanta vigilância é uma população sem voz e líderes de oposição em potencial sendo perseguidos antes mesmo de despontarem. Ainda assim, boa parte da população admira a força do partido, principalmente comparando a forma como o PCC e os governos “Ocidentais” lidaram com a covid-19.
Vulnerabilidade
No entanto, nem tudo são flores para o Partido Comunista Chinês. Entre as vulnerabilidades que o gigante asiático terá de enfrentar nas próximas décadas, está uma força de trabalho cada vez mais envelhecida, encolhendo e acostumada a uma aposentadoria extremamente precoce. As consequência que isso pode gerar para a forte economia chinesa e as reformas trabalhistas, que serão necessárias para acomodar o mercado de trabalho ao novo contexto demográfico, pode transformar a opinião pública em relação ao PCC e tornar as dissidências mais difíceis de se controlar.
Além disso, as próprias questões internas ao PCC podem tornar a agremiação mais frágil. A política chinesa enfrenta um momento de falta de transparência, em comparação com a década anterior; Xi Jinping tem perseguido rivais, acusados de conspirar para tomar o poder; e a prenunciação de grandes instabilidades após a saída do líder chinês do poder mostram que o PCC terá de se adaptar a momentos menos favoráveis, se quiser comemorar um segundo centenário no futuro.
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Um pouco de história e um pouco de política internacional. Continue lendo para saber mais sobre essa Conferência!
Continue lendo para entender mais sobre essa fase!
Um pouco de história e um pouco de direito. Continue lendo para saber mais sobre esse Tribunal!