Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

105 anos da Declaração de Balfour

105 anos da Declaração de Balfour

Conteúdo postado em 12/01/2022

Olá, sapientes!

 

A formação do Estado de Israel é coberta de conflitos e controvérsias, idas e vindas. Mas vocês sabem como tudo começou? Que tal conhecer um pouco mais sobre esse processo comemorando os 105 anos do que pode ser considerado o ponto inicial da formação de Israel?

 

A Declaração de Balfour, de 1917, foi o documento em que os britânicos comprometeram-se a criar um lar para os judeus - por isso, ele pode ser usado como um marco para o início da formação do Estado de Israel.

 

Naquele momento, os planos e as pressões para a formação de um Estado para os judeus começavam a se delinear. E o movimento sionista, que já havia começado a se formar desde o século XIX, passava a ser uma espécie de nacionalismo judeu moderno. Nesse sentido, as primeiras migrações para a Palestina são datadas do início do século XIX, ainda durante o Império Otomano, mas, aparentemente, não tinham a intenção de formar um Estado judeu independende, apenas reunir uma comunidade judaica na terra de suas origens. 

 

Mandato Britânico da Palestina

 

Pouco tempo depois da Declaração de Balfour, a Grã-Bretanha recebeu da Liga das Nações um mandato para administrar a região que hoje é Israel, Palestina e Jordânia. O mandato Britânico da Palestina foi estabelecido para ser uma solução temporária com a Partilha do Império Otomano logo após o final da Primeira Guerra Mundial, mas, com a substituição da Liga das Nações pela ONU, ao final da Segunda Guerra Mundial, a Palestina ainda era território administrado pela Grã-Bretanha. No entanto, a questão da criação de um "lar nacional judeu" passou a ser urgente no contexto de dívida da guerra com o povo judeu. 

 

Sendo assim, pouco tempo depois, foi convocada uma reunião especial da AGNU para discutir a questão dos judeus. Dessa forma, em 1947, o diplomata brasileiro Oswaldo Aranha foi nomeado para presidir a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), apresentando um plano de partilha da Palestina em dois Estados. 

 

O problema dessa solução apresentada, no entanto, foi prever dois Estados não contínuos, ou seja, na tentativa de evitar as migrações em massa e o sofrimento da população, demarcariam os territórios palestino e israelense com base na concentração populacional de cada grupo étnico na região. A consequência disso seriam dois Estados com fronteiras frágeis, com a possibilidade do mais forte ocupar o mais fraco.

 

Também segundo esse plano, Jerusalém seria considerada um corpus separatum, administrada internacionalmente pela ONU. No final das contas, o plano foi aprovado por 33 votos a favor, 13 contra e 10 abstenções, mas não foi reconhecido pela Liga Árabe (Egito, Síria, Líbano e Jordânia) e nem chegou a ser posto em prática.

 

É aí que os conflitos começam…

 

Ainda em 1947, grupos paramilitares árabes e judeus já estavam em conflito por causa do plano. E, em 14 de maio de 1948, quando terminou oficialmente o mandato britânico da Palestina, a situação só piorou. No dia seguinte deu-se início à primeira guerra árabe-israelense, conhecida pelos israelenses como Guerra de Independência e pelos palestinos como “A Catástrofe”. Em 15 de maio de 1948, Israel declarou sua independência e foi atacado pelos exércitos do Egito, Síria, Iraque, Jordânia, Líbano e Arábia Saudita. 

 

Ainda assim, com o apoio dos Estados Unidos, país com forte comunidade judaica, Israel venceu o conflito e expandiu seus territórios, além de ter tomado o controle de Jerusalém Ocidental. Do lado dos países árabes, a Jordânia ocupou a Cisjordânia e o Egito, a faixa de Gaza.

 

Mas os conflitos não acabam por aí…

 

Desde então, já aconteceram diversos ataques de grupos contrários tanto à formação de um Estado judeu como de um Estado palestino, mas duas guerras enolvendo Israel e os vizinhos árabes não podem ser esquecidas: a Guerra dos Seis Dias, de 1967, e a Guerra do Yom Kipur, de 1973 a 1978. O primeiro conflito foi resultado de um ataque preventivo de Israel, que alegou ter informações de um iminente ataque dos países árabes. A RAU, República Árabe Unida (Egito e Síria formaram uma união naquele momento), Jordânia, Líbano e Iraque uniram-se contra Israel, mas foram derrotados novamente frente a superioridade aérea do inimigo. Israel acabou saindo com a posse da Península do Sinai, das Colinas de Golã e da faixa de Gaza, além do controle sobre a outra metade de Jerusalém.

 

Já o outro conflito foi uma resposta árabe à guerra de 1967. Egito e Síria receberam apoio de outros países para atacar Israel, que continuou tendo apoio dos EUA. Esse conflito terminou em um impasse, levando aos acordos de Camp David  de 1978, onde o Egito assinou a paz com Israel em troca da península do Sinai.

 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS